Lofts

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA


VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO
VICE-REITORIA DE PESQUISA E GRADUAÇÃO – VRPPG










LOFT - UM NOVO ESTILO DE VIDA











Rhannah Lucas Fernandes





Fortaleza
Março/2007









Rhannah Lucas Fernandes








LOFT – UM NOVO ESTILO DE VIDA






Monografia submetido aoCurso de Arquitetura e Urbanismo
da Universidade de Fortaleza como
Trabalho de conclusão do Curso e
Requisito no Núcleo de Pesquisa do
CCT.






Professor: Oyrton Azevedo de Castro Monteiro Jr.








Fortaleza
Março/2007






1. Objetivos

1. Objetivos Gerais
O objetivo geral da pesquisa é mostrar ambiente que ainda é pouco requisitado aqui no Brasil,o loft. Mostrar que ele está sendo uma nova tendência, para poucos, aqui no Brasil, principalmente nas metrópoles.

2. Objetivos Específicos


1. O primeiro objetivo específico é relatar a historia do lofts, onde e como surgiram e como está nos dias de hoje.
1.2.2 O segundo é falar como ele são e sua harmonia de organização.
1.2.3. E também apenasesboçar em poucos parágrafos um míni loft feito por estudantes.




2. Introdução


O loft surgiu na década de 40 em Nova Iorque logo após a expansão da indústria fazendo com que as fábricas e armazéns deixassem o centro da cidade em busca de lugares mais amplos. Com os galpões vazios atraíram os jovens e pobres artistas à alugar por um preço baixo para fazer grandes ateliês - eram oslofts espaçosos, provido de grandes janelas e com a estrutura de ferro fundido.
Mas com o tempo esses lugares começaram a ficar charmosos quando os moradores se tornam famosos. A partir daí, já nos anos 60, quando ocupação desses galpões em forma de moradia foi permitida, a procura por esses espaços foi tão grande que atingiu os bairros tradicionais.
As grandes cidades que aderiram a essamoda, promoveram um movimento em busca de reconhecimento arquitetônico das dos prédios valorizando e preservando as antigas construções transformando-as em lofts.
No Brasil só veio aparecer nos anos 90. Como não tinha os galpões para ocupar, construíram de novos prédios. Esses apartamentos possuem pé direito duplo, que atende ao publico de médio e alto poder aquisitivo, que eram jovenssolteiros bem-sucedidos ou de casais que decidiram não ter filhos.
O protótipo que vou analisar foi feito por estudantes de arquitetura Jorge García, Jorge Cortés e Borja García, que ganharam vários prêmios em diversos concursos. O míni lofts, de 30m², que eles projetaram foi desenvolvido na própria universidade.


3. Justificativa


A contribuição desse trabalho terá validade no sentidode adquiri conhecimento desse ambiente que tanto me agrada falar e estudar. Será também uma forma de outras pessoas saberem mais desse que abordarei.
O interesse em pesquisar sobre este assunto é pela sua escassez de artigos e trabalho, até porque no Brasil pouco se comenta pelo fato de não existir tantos galpões e prédios antigos a serem utilizados.
O propósito de falar do protótipo dosestudantes de arquitetura é para mostrar que é possível construir uma moradia com baixo custo e contemplando as soluções tecnológicas. Há também a divulgação de trabalhos que ganharam prêmios e feitos pro estudantes, afirmando que é possível a elaboração de projetos de utilidade pública.




4. Resultados Esperados


Aprimoramento do conhecimento de varias pessoas sobre lofts,adicionar mais um projeto de pesquisa para outros possam se interessar pelo estudo desse ambiente. Incentivar os arquitetos a estudar e elaborar projetos desse espaço quase inexplorável.






5. Metodologias


5.1 Tipos e Natureza da pesquisa

Será realizado um estudo sobre a historia dos lofts e um pequeno esboço de um projetado por estudantes, com a coleta de dados pré...
tracking img