Modais de transporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MODAIS DE TRANSPORTE
















Pedro Leopoldo
Março / 2013













MODAIS DE TRANSPORTE














INTRODUÇÃO
Nos tempos atuais a Logística tem sido considerada uma área de grande potencial na conquista de melhorias e nos resultados das empresas. Neste caso uma das maneiras de ter vantagem competitiva é a grande gama de serviços quesão oferecidos aos clientes. Por tanto uma boa logística é fator fundamental para a qualidade dos serviços prestados.
Para se ter um sistema de transporte organizado, é necessário uma visão sistêmica e planejada, onde pelo menos se conheça o nível de serviço atual e o nível de serviço esperado.
A qualidade do serviço ao cliente está ligada diretamente ao transporte de cargas. Cada um dos tiposde transporte possui custos e características operacionais específicas. A escolha de um modal de transporte pode ser utilizada para se obter uma vantagem competitiva no serviço prestado.
Conhecer o tipo de carga, trajeto e custos são essenciais para a escolha correta de um modal. Todas as modalidades têm suas vantagens e desvantagens. Algumas são adequadas para um determinado tipo de mercadoriase outras não. A escolha da melhor opção, analisando os custos, características de serviços, rotas possíveis, capacidade de transporte, versatilidade,segurança e rapidez contribuirão para a satisfação do cliente.















MODAL FERROVIÁRIO

Transporte ferroviário é o realizado sobre linhas férreas para transportar pessoas e mercadorias. As mercadorias transportadas nestemodal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, etc.

Vantagens:
✓ É um transporte adequado a longas distâncias e principalmente
grandes quantidade de peso sem taxas de armazenagem ou manuseio;
✓ Menor custo de seguro;
✓ menor custo de frete.

Desvantagens:
✓ É pouco flexívelem seu trajeto, não podendo parar entre um lugar e outro como o aéreo, por exemplo;
✓ Diferença na largura das bitolas;
✓ Menor flexibilidade no trajeto;
✓ Necessidade maior de transporto.


Frete ferroviário
O transporte ferroviário não é tão ágil e não possui tantas vias de acesso quanto o rodoviário, porém é mais barato, propiciando menor frete, transporta quantidadesmaiores e não está sujeito a riscos de congestionamentos
O frete ferroviário é baseado em dois fatores: :: quilometragem percorrida: distância entre as estações de embarque e desembarque; :: peso da mercadoria

O frete ferroviário é calculado por meio da multiplicação da tarifa ferroviária pelo peso ou volume, utilizando-se aquele que proporcionar maior valor. O frete também pode ser calculadopela unidade de conteiner, independente do tipo de carga, peso ou valor da mercadoria.
Não incidem taxas de armazenagem, manuseio ou qualquer outra. Podem ser cobradas taxa de estadia do vagão.


Transporte ferroviário brasileiro
Uma característica importante da linha férrea é a bitola que tem como definição a distância entre os trilhos de uma ferrovia. No Brasil, existem 3 tipos de bitola:larga (1,60m), métrica (1,00m) e a mista. Destaca-se que grande parte da malha ferroviária do Brasil está concentrada nas regiões sul e sudeste com predominância para o transporte de cargas.
Malha ferroviária brasileira: As empresas FCA (Ferrovia centro atlântica), ALL (América latina logística), MRS Logística, CVRD/EFVM (Cia. Vale do rio Doce – estrada de ferro Vitória minas), dentre outras sãoalgumas das empresas brasileiras que operam a malha ferroviária em nosso país.
Características do transporte ferroviário de carga no Brasil:
✓ Grande capacidade de carga;
✓ Adequado para grandes distâncias;
✓ Elevada eficiência energética;
✓ Alto custo de implantação;
✓ Baixo custo de transporte;
✓ Baixo custo de manutenção;
✓ Possui maior segurança em...
tracking img