Lllllllllllll

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Delegação de Poder

Bruna Ferreira
Bruno Borin
Karina Melo
Melissa Souza
Sheila Alves
Roberta Garcia



São Paulo
ABRIL- 2012

Delegação de Poder.

Trabalho apresentado ao Professor Silvana da disciplina Relações Interpessoais/FMU da turma 132201A12 , turno Noturno do curso de Tecnologia em MarketingBruna Ferreira
Bruno Borin
Karina Melo
Melissa Souza
Sheila Alves
Roberta Garcia

FMU – Morumbi
São Paulo – 2012
A Delegação de poder e autoridade. A grande dificuldade da chefia de empresas

A primeira coisa que se pensa sobre a delegação de poderes, é que na escola muito se falou sobre isso, mas na empresa pouco se usa, apesar de que a maioria das pessoas é a favor.
Delegar é tãodifícil, possivelmente por ser sempre o tema tratado com emoção, seja ela medo, a insegurança, a dificuldade de deixar o outro fazer a coisa de outra forma, a mania de perfeição, ou mesmo de achar que ninguém sabe fazer melhor o que faço há tantos anos.
Chefia pressupõe autoridade, esta se distingue pelo poder e este se manifesta através da decisão. E é justamente sobre a decisão que atua adelegação de poderes.
Aí está o problema: Vai a chefia transferir justamente a nobre função que lhe dá prestígio e poder? Se for uma chefia insegura e pouco esclarecida, com certeza não delega.
No entanto, a delegação é a essência da administração de uma empresa. É justamente através dessa função educativa que a chefia se torna consistente e completa em seu caráter. É através dessa função que achefia orienta, instrui, motiva, avalia,corrige, enfim, educa seus gerentes.
O chefe deve ser sempre um educador, ou será sempre um encarregado de tarefas e zelador do cumprimento de normas e procedimentos criados por si ou por seus clientes.
Desta forma, a delegação de poderes e de tomada de decisões, passa a ter um cunho de treinamento e desenvolvimento.
A competência de um funcionário apoia-se noconhecimento técnico e nas habilidades humanas que possua e na forma de desempenho de suas funções. O desempenho depende intrinsecamente da competência, mas só se explicita de forma eficaz pela preexistência de condições motivadoras e pela ambiência empresarial, isto é a empresa sendo um todo orgânico. Não pode ser o líder da empresa um autocrata que possua competências brilhantes na empresa e astransforme em infecundas. Essas atitudes próprias de meios pobres em criatividade de organizações autocráticas e burocratizadas, onde os processos formais sobrepujam os objetivos maiores de uma organização. Popularmente falando, o chefe autocrata e que não delega, invariavelmente é um cemitério de boas ideias.Conhecimento técnico
Competência

Habilidade interpessoal
Gerente

MotivaçãoDesempenho

Ambiência empresarial

O gerente, seja ele o líder da organização ou um membro de um grupo, deve entender que o desempenhogerencial é avaliado pelas tarefas que executa e que são basicamente de quatro categorias de análise;
* O gerente traça objetivo;
* Cria condições para a realização;
* Estimula a obtenção de resultados através da equipe;
* Avalia os resultados
Sem a delegação, não há como analisar essas categorias. Essa tarefa de análise funciona como força propulsora a habilidade de conseguir...
tracking img