Lixxo e reciclagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lixo

O que é lixo?
Lixo, é qualquer material considerado inútil, supérfluo, e/ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. É qualquer material cujo proprietário elimina, deseja eliminar, ou necessita eliminar
O conceito de lixo pode ser considerado uma concepção humana, porque em processos naturais não há lixo, apenas produtos inertes. Muito do lixo pode serreutilizado, através da reciclagem, desde que adequadamente tratado, gerando fonte de renda e empregos, além de combater a poluição ambiental. Outros resíduos, por outro lado, não podem ser reutilizados de nenhuma forma, como lixo hospitalar ou nuclear.
O termo lixo aplica-se geralmente para materiais no estado sólido. Líquidos ou gases considerados inúteis ou supérfluos, são, enquanto isto,geralmente chamados de resíduos (líquidos ou gasosos). Porém, os termos lixo e resíduos também podem ser utilizados para descrever respectivamente fluidos e sólidos.

Lixos que podem ser reciclados

Que tipo de lixo pode ser reciclado?
Lixo tecnológico, lixo industrial e lixo doméstico. Os elementos de origem orgânica podem ser descartados no ambiente sem problemas, pois eles são por naturezabiodegradáveis (duram apenas alguns dias, pois são resíduos naturais de fácil decomposição), já os não-biodegradáveis levam anos para desaparecerem na natureza e por isso  reaproveitar e reciclar são as alternativas opcionais.

O que pode ser reciclado?
 Vidros,Garrafas, frascos de molhos e condimentos, potes de produtos alimentícios, frascos de remédios, perfumes e produtos de limpeza, lâmpadasfluorescentes, cacos de qualquer uma das embalagens supra. Plástico Potes (de todos os tipos), embalagens (de detergente, shampoo), tampas (de todos os tipos), sacos (de leite, de arroz etc.), embalagens de refrigerantes (PET), canos e tubos plásticos (PVC). Metal,Latas de aço e de alumínio (refrigerante, creme de leite, atomatados), tampas (de refrigerante, de cerveja), arames, fios, pregos,marmitex, tubos de pasta dental, alumínio, cobre e outros. Papel Revistas, jornais, papéis, caixas de papelão (de todos os tipos), embalagens "longa vida".

Reciclagem*

 O que impede a reciclagem de um material?
Se o processo de reciclagem for muito caro, ninguém irá fazê-lo, muito menos a iniciativa privada, que hoje é responsável por grande parte do processamento de substâncias para seremreutilizadas. Ou seja, até existem técnicas de reciclagem para alguns materiais que não são reaproveitados, mas os procedimentos consomem muita energia ou exigem equipamentos caros. O desafio é desenvolver processos que tragam retorno financeiro, ou que pelo menos compensem o investimento. No Brasil, a reciclagem de pilhas ainda não é feita em escala industrial justamente pelo alto custo do processo. Odesmonte das peças, sempre compostas por muitos elementos, alguns deles tóxicos, é muito trabalhoso. Outro problema a ser superado é o lixo poluído. É preciso garantir que os resíduos cheguem à fabrica de reciclagem em bom estado. Isso significa que o lixo seco não pode entrar em contato com os restos orgânicos. Um copo de café jogado numa lata de lixo pode comprometer a reciclagem de todo opapel ali contido. Vale lembrar que é inútil separar o lixo seco por tipo de material - as empresas e cooperativas sempre fazem uma nova triagem. Amassar latas e garrafas PET ou desmontar as embalagens longa-vida também são medidas que não encurtam em nada o processo de reciclagem.

O que é Lixo Hospitalar?

 
É o lixo que resulta da manipulação em hospitais e clinicas, e formado em sua maioriapor, seringas, agulhas, luvas, fraudas, sondas, cateteris e demais materiais descartáveis. Esse lixo representa um grande perigo a saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças. Esse lixo deve ser recolhido por empresas especializada, seu destino é o incinerador onde é queimado. O problema é que a incineração libera gases tóxicos, uma vez que esse lixo pode...
tracking img