Lixoes e aterros sanitarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual João Hemétrio de Menezes

Lixões e Aterros sanitários

Junho de 2012

Introdução

Os problemas ambientais já não são imperceptíveis aos olhos da Humanidade tornou - se uma realidade muito triste. São muitos os danos e Prejuízos da natureza, entre eles a questão do lixo. Toneladas e toneladas de Resíduos sólidos ocupam espaço nos aterros sanitários, nos lixões, nasruas, entre outros lugares, provocando doenças, saturando a vida útil de cada destinação final e tornando-se uma alternativa de renda aos catadores de materiais recicláveis e até fonte de alimentos aos mais desesperados. Para solucionar este problema, é necessário o manejo adequado dos aterros em vala ou a implantação de aterros sanitários, os quais constituem uma das melhores formas de disposiçãofinal do lixo. O aterro sanitário compreende um método de disposição dos resíduos sólidos no solo, visando proteger o meio ambiente e saúde pública, e favorecer a segurança e o bem estar da população.
O descarte de resíduos é um grande problema em todo o Mundo, principalmente os resíduos sólidos. Tradicionalmente tem-se utilizado os aterros sanitários não controlados, conhecidos como lixões, quetrazem grandes problemas como muita poluição, marginalização (sim, é um problema social), além de atrair animais indesejados, por isso são instalados afastados das cidades. Para contornar o problema dos lixões, principalmente a questão ambiental, tem-se construído os aterros sanitários controlados, que são escavações, revestidas com geomembrana (um isolante, que impede que os materiais do aterroentrem em contato com o solo). Estes aterros resolvem o problema ambiental, mas possuem os mesmos problemas dos lixões: necessitam de grande espaço e ficam a céu aberto. O problema do espaço é solucionado com a incineração (queima) do lixo, mas isso gera outro problema: a incineração gera gases que acabam por poluir a atmosfera (se bem que os aterros também geram gases – o metano), porém essapoluição é menos.

Desenvolvimento

Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. Comumente, é definido como aquilo que ninguém quer. Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem ser reciclados.
A produção delixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.
Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento deefluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, ratos, urubus, baratas estes animais são veiculadores (vetores) de muitas doenças, podendo citar-se a febre tifoide, a cólera, diversas diarreias, disenteria, tracoma, peste bubônica; E pior ainda, crianças, adolescentes e adultoscatam comida e materiais recicláveis para vender assim ficam expostos a varias doenças. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as consequências ambientais e sociais negativas.
Os lixões também são depósitos de lixo, sem nenhum tratamento, com a diferença de que são institucionalizados, isto é, autorizados pelas Prefeituras, é por isso que ainda temos tantos lixões. No Brasilesse problema é gravíssimo, pois cerca de 80% dos municípios deposita seu lixo em lixões. Esses depósitos causam poluição do solo, das águas que bebemos e do ar, pois as queimas espontâneas são constantes. Muita gente pensa que, se o lixão está longe de sua casa, ele não está lhe causando problemas. Isso é um grave engano. A poluição causada por um lixão atinge muitos e muitos quilômetros em...
tracking img