Percy jackson e a mitologia grega

TCS

Mitologia Grega: Percy Jackson

Daniel Salles
Débora Hurtado
Flávia Ruas
Lucas Musumeci 2º L
Marylia Forte
Thais Caparroz
Victor Covelli

São Vicente
2012
Mitologia Grega
É um conjunto de mitos, entidades divinas ou fantásticas e lendas. Tem suas principais fontes na Teogonia, de Hesíodo, na Ilíada e na Odisseia, de Homero, escritas noséc. VIII a.C.
A mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a história dos deuses é a Teogonia. As histórias de grandes feitos, heróis, grandes combates etc., são narrativas descritas por Homero, a exemplo da Guerra de Troia.
Há uma divisão na categoria de deuses: deuses mais poderosos e deuses do Olimpo, este por sua vez se divide em várias classes. Dentre as classes dosdeuses, está a classe A superior, encabeçada por Zeus (governante de todos os deuses).
Numa classe inferior está Hades (irmão de Zeus e deus dos infernos). Mas os heróis, seres mortais em sua maioria, têm tanta importância quanto os deuses na mitologia grega, um dos mais conhecidos é Hércules (em grego Héracles).
Tais mitos tão antigos hoje geram diversão e conhecimento, através de filmes onde sãonarradas as lendas, os mitos, os feitos dos grandes heróis, etc.

Principais Deuses Gregos
Zeus
Zeus, na mitologia grega, é o rei dos deuses, soberano do Monte Olimpo e deus do céu e do trovão.
Segundo a mitologia, ele teria nascido da União de Réia e Cronos. Seu pai Cronos (deus do tempo), que imperava naquele momento, tinha o costume de engolir seus filhos com medo de que um deles lhetirasse o trono.
No entanto, quando Zeus nasceu, Réia pressentiu que ele era uma criatura especial e o escondeu em uma caverna. Para enganar seu marido ela entregou a ele uma pedra enrolada em panos para que ele engolisse no lugar de seu filho. 
Depois de adulto, Zeus enfrentou seu pai e o forçou a vomitar todos os seus irmãos, que continuavam vivos. Em seguida ele aprisionou Cronos sob a terra.Daquele momento em diante, Zeus se tornou o grande deus de todos os deuses, indo morar no monte Olimpo.
Poseidon
Na mitologia grega, Poseidon assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Netuno possivelmente tendo origem etrusca como Nethuns. Também era conhecido como o deus dos terremotos.
Ao lado de Zeus e Hades, Poseidon governava o universo. Seus domínios eram sobre osmares e oceanos principalmente, além de controlar os terremotos. 
Poseidon aparece algumas vezes como irmão mais novo de Zeus e em outras ocasiões como mais velho. Na verdade, Zeus teria obrigado seu pai Cronos a regurgitar e devolver a vida a seus filhos que sempre engolia, assim, Zeus seria o filho mais novo. Porém mais tarde Zeus vai se estabelecendo no folclore helênico como o filho maisvelho. 
Poseidon descontava sua ira através de terremotos, porém também podia ser benigno, um exemplo disso foi quando ajudou os gregos a vencer a Guerra de Tróia. Os navegantes pediam a ele águas calmas e ventos favoráveis, mas nunca era possível prever o que Poseidon iria fazer, pois ele era imprevisível. 

Hades
Hades, na mitologia grega, é o deus do mundo inferior e dos mortos.
Enquanto Zeusera o deus dos céus e Poseidon, dos mares, Hades detinha o poder do mundo subterrâneo, dos mortos, sejam eles bem-aventurados (Campos Elísios) ou não (Inferno). 
As pessoas tinham medo até mesmo de pronunciar o nome de Hades, pois este era um deus sereno e frio. Para isso, usavam eufemismos para se referir a ele, como o nome de Plutão.

Principais Deusas
Atena
Atena, na mitologia grega, é adeusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade.
Era a filha preferida de Zeus. Segundo a mitologia, Zeus pediu para que Hefestos abrisse sua cabeça com um machado, e retirasse de dentro da sua cabeça a deusa Atena.
Junto com Zeus, ela dividia o poder dos relâmpagos e das tempestades. Atena obteve diversas vitórias sobre Ares (deus da...
tracking img