Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Os norte-americanos geram aproximadamente 210 milhões de toneladas de lixo ou resíduos sólidos anualmente. Os brasileiros são um pouco mais modestos: cerca de 84 milhões de toneladas (dados de 2000), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Nos Estados Unidos, a maior parte desse lixo (57%) é colocada em depósitos de lixo municipais. NoBrasil, 37% têm o mesmo destino. Nos Estados Unidos, aproximadamente 56 milhões de toneladas (27%) são recuperadas através da reciclagem, no caso de vidros, produtos de papel, plástico ou metais ou através da compostagem, no caso do lixo doméstico. No Brasil, menos de 10% são reciclados, segundo estimativas. A compostagem é essencial na redução de resíduos domésticos. Ela pode ser feita sem muitosgastos em qualquer domicílio e produz o composto fertilizante ou húmus, que pode beneficiar o meio ambiente como fertilizante natural em jardins e na agricultura. (MANO, Eloisa Biasoto. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. 1ª ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2005)


Neste projeto de pesquisa, pode-se observar o que acontece quando o resíduo sólido é transformado em fertilizante, pode serfeito o fertilizante, qual o benefício em se transformar lixo em fertilizante e como pode-se fazer uma coluna de compostagem em casa.
Portanto, a compostagem é um processo biológico que envolve microrganismos cuja existência não se pode prolongar sem o oxigênio do ar e também é controlado, transformando assim resíduos orgânicos em resíduos estabilizados, com propriedades e característicascompletamente diferentes do material que lhe deu origem. É normalmente realizada em pátios nos qual o material é disposto em montes em forma cônica conhecido como pilhas de compostagem, ou montes de forma prismática com seção similar a um triangula, denominados leiras de compostagens.



2 - OBJETIVO

O presente projeto tem como objetivo principal transformar os resíduos orgânicos gerados naempresa Maximu’s Buffet e Eventos em adubo 100% orgânico para ser doado a entidades carentes do município de Cascavel, onde as mesmas necessitam de abudos sem fertilizantes para a horta em que são cultivados alimentos para o consumo das crianças.
Ao mesmo tempo o projeto tem o objetivo de sensibilizar a empresa doadora da importância de reaproveitar os resíduos orgânicos e o bem queisso traz ao meio ambiente onde vivemos.


2.1 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Em primeiro lugar levantaremos dados para o processo de compostagem, como se faz, qual a importância no meio social e ambiental, quais os tipos de compostagens existentes e todos os fatores intervenientes no processo.
Entraremos em acordo com a empresa Maximu’s Buffet e Eventos para estar acontecendo adoação dos resíduos orgânicos desperdiçados pela mesma e sensibilizá-los sobre os benefícios de se fazer a compostagem e explicar aos mesmos como ocorre o devido processo.
O material adquirido será entregue a entidade carente de Cascavel – Lar dos Bebês que utiliza horta orgânica para consumo próprio. A sensibilização será feita com os funcionários da casa, pois não temos como fazer estetrabalho com as crianças devido serem muito pequenas.
A compostagem será feita de três maneiras, sendo elas analisadas e comparadas durante todo o processo mostrando assim qual o modo mais rápido, pratico e eficaz de fazer a mesma. Mostrando então que a compostagem pode e deve ser praticada em casa.


































3 - JUSTIFICATIVAA compostagem é uma técnica idealizada para se obter mais rapidamente e em melhores condições a desejada estabilização da matéria orgânica. Na natureza, essa estabilização ou humificação se da em prazo indeterminado, ocorrendo de acordo com as condições em que ela se encontra.( KIEHL, Edmar José. Fertilizantes Orgânicos. Piracicaba: Agronômica Ceres, 1985).

O composto obtido a partir da...
tracking img