Lixo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Devido ao grande volume de lixo produzido pela população em quantidades cada vez maiores, o destino final apropriado dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), hoje, é considerado como um dos principais problemas ambiental nas áreas urbanas no Brasil. O aumento populacional em áreas urbanas e o conseqüente aumento na geração de resíduos vêm causando grandes problemas relacionados àforma de disposição desses resíduos. Quando não há um bom trabalho de gestão de resíduos nas cidades pelos órgãos competentes, esses materiais se tornam um grande problema ambiental, em vista da grande quantidade que são produzidos e da falta de locais apropriados para sua disposição. Isso tende a aumentar uma vez que a população aumenta e gera elevação no consumo, e consumo significa geração deresíduos.
Um dos maiores problemas do meio ambiente é a produção de lixo, são produzidos anualmente milhões de toneladas de lixo, e essa problemática esta diretamente ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos; vinculada ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas que não são necessárias e tudo o que consumimos causa impacto.
Os lugares que abrigam os depósitos desses resíduosgeralmente estão localizados em áreas afastadas das partes centrais dos municípios. É comum em bairros não assistidos pelo serviço de coleta que o depósito dos resíduos seja em locais impróprios como: encostas, rios e córregos. A população desses bairros negligencia sérios danos que tais ações podem causar a biodiversidade e ao homem, com a dispersão de insetos e pequenos animais como: moscas,baratas e ratos, hospedeiros de doenças como dengue, leptospirose e outras. É imprescindível a necessidade de se desenvolver uma gestão adequada das áreas de disposição desses resíduos, tendo em vista a prevenção ou redução de possíveis efeitos negativos ao meio ambiente ou à saúde pública. A busca de soluções tem envolvido, sobretudo, a recuperação técnica, social e ambiental de áreas de depósitos deRSU inadequadas.
A troca de conhecimento, diante da realidade brasileira, se torna fundamental promovendo um melhor aproveitamento das áreas disponíveis para a destinação final dos resíduos.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Disposição de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos)
2.1.1 Situação atual
Atualmente a destinação dos resíduos sólidos representa um problema que afeta todas as cidades. De acordo comdados do IBAM (2004), foi identificado que 59% dos municípios brasileiros destinam seus resíduos sólidos urbanos em lixões. Isso devido, em grande parte, as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais responsáveis pela retirada e destinação final adequada ambientalmente e sanitariamente dos resíduos. Os problemas são (CEMPRE, 1995):Limitação financeira devido a orçamentos inadequados, fluxo de caixa desequilibrado, tarifas desatualizadas, arrecadação insuficiente e inexistência de linhas de crédito; Falta de capacitação técnica e profissional, em todos os níveis de formação; Descontinuidade política e administrativa.
A disposição de RSU nos lixões é um dosmétodos mais utilizados pela grande maioria dos municípios brasileiros:
Quando comparada com outros processos, apresenta custo menor, utilizando poucos equipamentos e mão-de-obra não especializada;
A maior parte dos municípios brasileiros é de pequeno porte e a geração da quantidade de lixo, em princípio, não justifica grandes instalações.

2.1.2 Principais problemas causados
Em termosambientais, os lixões agravam a poluição do ar, do solo e das águas, além de provocar poluição visual. Nos casos de disposição de pontos de lixo nas encostas é possível ainda ocorrer a instabilidade dos taludes pela sobrecarga e absorção temporária da água da chuva, provocando deslizamentos (UFBA/CAIXA, 1998).
Em termos sociais, os lixões a céu aberto influem, ainda, na estrutura local. A área passa...
tracking img