Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha


A resenha é um estilo literário em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantessobre ele. O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um texto, um filme ou uma peça de teatro. Uma resenha pode ser "descritiva" ou "crítica".
No nosso caso, vamos nos ater a resenhaacadêmica crítica, que apresenta moldes bastante rígidos, responsáveis pela padronização dos textos científicos.
E em que consiste uma abordagem crítica? Abordar criticamente um texto consiste emopinar sobre ele, apresentando problemas e qualidades que o resenhador julga importante destacar para o seu leitor. Portanto, a abordagem critica não significa, necessariamente, um levantamento dosproblemas detectados no texto. Pode constituir-se também no destaque de certas qualidades.
Além das informações básicas e da abordagem crítica, uma boa resenha procura estabelecer relações dotexto-base com outros textos (relações intertextuais), recurso que dá ao leitor outras possibilidades de entrada para o texto-base.
Do ponto de vista da construção do texto da resenha, aapreciação crítica obedece a um fio condutor que o resenhador julga como o ponto de entrada mais interessante para o leitor. O fio condutor é , portanto, o tópico que o resenhador escolhe do texto-base paradespertar o interesse do leitor e serve para conduzir toda a sua exposição sobre o texto-base.
Sintetizando, resenha é a apresentação de um texto resultante de apreciação crítica por parte doresenhador.
Na resenha acadêmica crítica, os oito passos a seguir formam um guia ideal para uma produção completa:
1. Identifique a obra: coloque os dados bibliográficos essenciais do livro ouartigo que você vai resenhar;
2. Apresente a obra: situe o leitor descrevendo em poucas linhas todo o conteúdo do texto a ser resenhado;
3. Descreva a estrutura: fale sobre a divisão em...
tracking img