Livros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Ficha de Leitura N.º 1 (Contrato de Leitura)
Português 10.º Ano 2010-2011
Aluno: Turma B N.º 20

1. IDENTIFICAÇÃO DO LIVRO

a. Título da obra: Intriga em Bagdade (They came to Bagdade)

b. Editora: ASA edições . Nº da edição: 1ª

c. Local: Reino Unido Data (1.ª publicação) 1951

2. IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR:

a. Nome / Pseudónimo:Agatha May Clarissa Mallowan (Agatha Christie)\ Mary Westmatcott

b. Dados biográficos:

Nascimento (Local e data): Torquay na Gra-Bretanha, 15 de Setembro de 1890

Profissão: escritora

Morte (Local e data): Oxfordshire,12 de Janeiro de 1976

Episódios marcantes da sua vida:

Durante a 2ª Guerra Mundial, prestou serviço voluntário num hospital,primeiro com enfermeira e depois como funcionaria da farmácia e do dispensário, o que influenciou sua formação para a criação de livros nos quais é muito comum a existência de assassinatos cometidos com o uso de venenos.

Casou com Coronel Archibald Christie com quem teve uma filha, Rosalind, mas ao descobrir um caso de adultério divorciou-se.

Posteriormente, casou-se pela segundavez com Max Mallowan, um arqueólogo. Agatha viajaria um pouco por todo o mundo, participando activamente nas suas escavações arqueológicas. Contribuíndo assim com material para vários dos seus romances localizados no Médio Oriente.

Em 1956, foi distinguida com o titulo de Commander of the Bristish Empire.

Em 1971, a rainha Isabel II consagrou-a com o titulo de Dame of the BritishEmpire.

*Em 2000 Agatha Christie foi galardoada com dois premios : Melhor Escritora de Livros Policiais do século XX e os livros protagonizados por Hercule Poirot a Melhor Série Policial do mesmo século pela 31st Bouchercon World Mystery Convention.

Obras publicadas pelo autor: “O Assassinato de Roger Ackroyd”, “Morte na Praia”, “O Enigma das Cartas Anónimas”, “Crime naVicariato”, “Morte no Nilo”, “Um Crime no Expresso do Oriente”, “O Misterioso Caso de Styles”, entre outras .

3. Análise da obra

• Tipo de texto: Narrativo

• Género literário: Romance Policial

• Tema estruturante: Uma cimeira ultra secreta entre duas super-potências sobre a invenção de uma arma secreta .

• Sumário da obra (200/300 palavras): Bagdade é a cidade distinguida parase realizar uma cimeira secreta entre duas superpotências mundiais, preocupadas com a provável invenção de uma arma. Um agente Britânico, chamado Carmichael é chamado para investigar o caso e deter a organização criminosa responsável pelo o desenvolvimento da arma, sendo mandado para Bagdade.

Neste inexplicável enredo é envolvida uma jovem chamada Victoria Jones. Victoria é uma jovemdactilógrafa que é despedida. Após este desgostoso acontecimento, apaixona-se instantaneamente por um rapaz, o Edward, num parque em FitzJames Gardens… mas rapidamente descobre que ele está prestes a viajar para Bagdade. Determinada a conquistá-lo e encontrá-lo, decide arranjar um emprego que lhe garanta estadia em Bagdade e assim aconteceu. Vitoria Jones mente com desenvoltura e finge ser uma enfermeira edeste modo, vai acompanhar um casal cuja mulher se aleijou e tinha dificuldades a deslocar-se.

Ficam alojados num hotel, o Hotel Tio. Rapidamente, Victoria conhece novas pessoas e integra-se no ambiente de Bagdade… Até que uma noite o agente Carmichael morre misteriosamente no seu quarto e cita umas palavras enigmáticas, necessariamente ela é envolvida nesta intriga e pede ajuda a Dakin, um dosseus amigos que esta a par dos acontecimentos. Victoria desejosa pela aventura começa a investigar o caso e concilia-o com a procura de Edward. O seu reencontro com Edward foi inesquecível e este arranja-lhe emprego no seu local de trabalho, no Ramo das Oliveiras. Ela acha que algo esta errado e começa a desconfiar, mas continua a relacionar-se com Edward continuando assim apaixonada por...
tracking img