Livros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/2022825
Análise do filme “Melhor é impossível”

• É neurose obssessiva ou neurose obssessiva grave? Justifique:É neurose obssessiva simples por vários fatores:
- Moral rígida. O personagem tinha muitas regras, horários a serem cumpridos, mas tinha um pouco de flexibilidade pois, aceitou a relacionamentocom o homossexual com certa facilidade, a cuidar do cachorro, mesmo sob ameaça, também com certo gosto.
- Auto-exigência. Era uma pessoa perfeccionista e organizado.
- Controle. Tinha ele que ter ocontrole das situações. Chegou a pagar o médico para cuidar do filho da garçonete para as coisas não saírem do seu normal e ele assim talvez poderia perder o controle da sua rotina.
- Culpa. Superegomuito rígido.
- Dificuldade de ação e decisão. Quando a garçonete lhe pede um elogio ele chegou a ofendê-la e depois ficou se lamentando para um dos garçons do restaurante que naquele momento, senão tivesse estragado tudo com sua ação incorreta, estaria com a mulher que gosta. Isso ocorre por medo do sofrimento. Tem dificuldade de agir e decidir por causa desse medo.
- Utiliza de mecanismosde defesa como a racionalização (tem sempre uma explicação para tudo), negação (foge do amor, tem muito medo de se declarar ao outro. Foge da manifestação do afeto) e isolamento (morava só, não tinhaamigos e nem fazia por onde ter pelo modo como se comportava)
- Atividades compulsivas (faz e não consegue controlar). Não pisava nas linhas das calçadas ou pisos. Entretanto, no final do filme elepisou sem querer. Talvez um começo de uma mudança
- Rituais (um conjunto de compulsões, comportamentos repetitivos). Ele trancava a porta 4 vezes todas às vezes que entrava em casa. Para se levantarda cama e calçar os chinelos tinha uma espécie de ritual. Ligava a luz e apagava também umas 4 vezes.
- Dificuldade em conter-se. Pensava muito nas suas expectativas, objetivos e necessidades....
tracking img