Livro a era dos extremos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (861 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Era dos Extremos
Eric Hobsbawm
Capitulo 13 (treze) – O Socialismo Real

“ A Revolução de Outubro não produziu apenas uma divisão histórica mundial ao estabelecer os primeiros estados esociedade pós-capitalista, mas também dividiu o marxcismo das políticas socialistas[...]. Após a Revolução de Outubro, as estratégias e perspectivas socialistas começaram a basear-se mais em exemplospolíticos que em análises do capitalismo”.
Goran Therborn (1985, Pág. 227)

O capítulo 13 (treze) do livro A Era dos extremos, de Eric Hobsbawm, relata com riqueza de detalhes o fato histórico conhecidocomo Socialismo Real e suas implicações no cenário político/social mundial.
O mesmo se instala a partir da constituição do governo Bolchevique, em outubro de 1917, na Rússia, formando a União dasRepúblicas soviéticas e se alastra pelo leste europeu, em parte da Ásia e da África e no final dos anos 50, no continente americano, mais precisamente Cuba.
Durante a Guerra Civil, no século XVIII, aRevolução Industrial trouxe desenvolvimento econômico, porém dividiu a sociedade em duas classes que sustentavam o sistema capitalista. A classe do empresariado e dos trabalhadores industriais assalariadosque formavam a base social e política do Partido Bolchevique.
O empresariado era formado pelos proprietários dos meios de produção e inicialmente conquistou poder político na França, em 1789, sefirmando posteriormente em vários países. O modelo capitalista era fundamentado ideologicamente nos princípios da liberdade econômica, propriedade privada e igualdade perante a lei. Porém, a classe dosassalariados permaneceu excluída no cenário político. Tornou-se visível, portanto que a igualdade jurídica não era suficiente para equilibrar uma situação de desigualdade econômica e social.
Entre operíodo de 1917 e 1918 os camponeses acabaram pagando um alto preço por vitórias conquistadas arduamente e inclusive pela própria sobrevivência. A crescente degradação das condições de vida da...
tracking img