Biografia de isaac newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Isaac Newton
Sir Isaac Newton- físico, matemático, astrônomo,mecânico e um grande cientista inglês, nasceu no natal de 1642, na pequena cidade  de Woolsthope, Lincolnshire. Ano este emque morreu Galileu Galilei. Newton estudou no Trinity college de Canbridge, onde o mesmo recebeu em 1665 o titulo de bacharel.
No início do mesmo período, uma peste assolava a Europa, obrigandoNewton a recolher-se em sua pequena cidade natal por aproximadamente dois anos(1665-1667); esse mesmo período ficou conhecido como “anos admiráveis”, pois  foi quando o cientista imaginou seus maisimportantes princípios com respeito ao movimento dos astros, procurando também esquematizar as importantes conclusões dos físicos anteriores, como: Robert Boyle, Robert Hooke e Edmond Halley. A lei dagravitação, a decomposição das lâminas delgadas, são frutos desse período de recolhimento de Isaac Newton. Todas essas descobertas se estenderam por todo ramo científico, e abriram as portas para a ciênciamoderna. Ao firmar o princípio da gravitação universal, Newton eliminou a dependência da ação metafísica(divina), e influência o pensamento filosófico do século XVIII. Newton foi o fundador damecânica clássica.
Diz uma lenda que nesses “anos admiráveis”, Newton observou uma macieira nas terras de sua família na pequena cidade Woolthorpe, quando viu cair  uma maçã no chão, e isso o levou a pensarque uma força puxava a fruta para a terra. Mas de acordo como o mesmo, baseando-se nos estudos de Galileu e Kepler, Newton estudou o mecanismo que fazia Lua girar em torno da Terra; e elaborou umateoria onde dizia que todos os corpos que possuíam massa sofriam atração entre si. Tendo como base as leis de Kepler, o cientista mostrou quais os tipos de forças deveriam ser necessárias para manter osplanetas em suas órbitas, como o princípio de que “ a velocidade da queda de um corpo é proporcional à força da gravidade e inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro da...
tracking img