livro pedro demo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Pedro Demo, em seu livro intitulado "Educar pela pesquisa", traz novos conceitos de educação, pesquisa e também desenvolve uma teoria sobre o questionamento reconstrutivo, aluno sujeito e aluno objeto, entre outros,indicando meios de romper com a educação tradicionalista.
Como se sabe,um dos objetivos da educação é desenvolver o ouvir, o falar, o ler e o escrever, ou seja, é formar acompetência. O responsável pela educação dos alunos é o professor e como Pedro Demo afirma, para o professor, não basta ser um profissional da pesquisa, mas um profissional da educação pela pesquisa, que torne a pesquisa uma constante na sala de aula, de modo que o aluno deixe de ser objeto, aquele que não age,mas apenas ouve e recebe o conhecimento por osmose e passe a ser sujeito, aquele que busca oconhecimento.
À medida que o aluno se torna um sujeito ativo,ele passa a questionar o conhecimento e a realidade para saber o porquê das coisas,além de adquirir a independência crítica.Logo,este questionamento serve para renovar o conhecimento. Daí denominado ‘’questionamento reconstrutivo’’. O questionamento reconstrutivo é o cerne da pesquisa, que por sua vez é o cerne da educação. Pesquisa é aemancipação do aluno à medida que ele questiona a realidade.
O autor também compara educação e pesquisa,afirmando que ambas lutam contra a ignorância. ’’A pesquisa busca o conhecimento e a educação busca a consciência crítica. Ambas valorizam o questionamento. ’’A pesquisa se alimenta da dúvida,de hipóteses alternativas e superação de paradigmas; ela persegue o conhecimento novo.
A crítica feitaconsiste no fato de que muitas pessoas veem o professor como instrutor, e se for realmente só este o papel do professor,qualquer um pode ser professor. Precisa-se de professores pesquisadores, não considerando aqui pesquisa como a que é feita por mestres e doutores, mas como uma atividade cotidiana e cujo papel na escola é transformar o aluno objeto m aluno sujeito. Ele afirma que o aluno pesquisadordeve ser como uma criança que a tudo questiona.Mas o ‘’problema’’ com que ele se depara é a escola,que preza pela disciplina.
Sobre o sujeito crítico, diz-se que ele questiona até na vida:há o telespectador crítico,a mãe crítica, que sabe ler o choro do bebê, o homem que usa a tristeza para crescer,etc. Mas não basta só pensar. É preciso produzir,pois competência é inovar,é questionar; éreconstruir o conhecimento todos os dias. Marcos Bagno em seu livro pesquisa na escola, oferece dicas e alternativas de como trabalhar gramática na escola através da pesquisa, tornando a disciplina mais interessante.
Já foi dito que educação forma a competência e busca a consciência crítica.Mas de que maneira isso deve ocorrer? Através da orientação dos trabalhos em conjunto pelo professor. Quanto àspropostas do autor, ele diz que o professor deve repensar o trabalho em equipe para que um componente não fique com todo o peso nas costas e os demais e os demais não fiquem ociosos;ao invés de carteiras, que houvesse mesas redondas; ao invés de silêncio, barulho de questionamentos; incentivar o aluno a procurar livros, textos, fontes; evitar dar tudo pronto, mas pra isso, a escola deve possuirbiblioteca, laboratórios...
O professor que apenas enche a cabeça dos alunos de coisas reforça a sua condição de objeto. Ele deve aproveitar o que o aluno traz de fora, pois não é possível criar conhecimento novo, mas o reconstruimos a partir do que já existe. O aluno precisa ser motivado a avançar na autonomia da expressão própria. Portanto, no conceito de pesquisa,é mister haver a relaçãoteoria/prática. O aluno pesquisador é motivado a buscar, ler, querer saber mais, duvidar, deixar para traz a condição de objeto. Ele passa de informado a informante.
Agora o que fazer para motivar o aluno a desenvolver seu questionamento reconstrutivo? Concorda-se com a solução proposta por Pedro Demo, quando ele enfatiza a importância de motivações lúdicas e o hábito da leitura,o apoio familiar e o uso...
tracking img