Livo wcm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 123 (30593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Segurança

1. Safety (Segurança)
1.1 O que é
O pilar técnico Segurança tem como propósito o melhoramento constante do ambiente de trabalho e a eliminação das condições que poderiam causar acidentes e infortúnios; estes se verificam em situações de alto risco ou tomando atitudes perigosas. Estes objetivos podem ser alcançados promovendo a cultura da segurança em todos os níveis da organização.Todos os membros da organização deverão ser progressivamente envolvidos em um processo de sensibilização crescente através de um percurso entre os aspectos normativos, econômicos e éticos. Aspectos normativos Cada país dispõe de normas específicas a respeito da segurança no ambiente de trabalho, que prevêem sanções pecuniárias e até penais em caso de desrespeito às mesmas; o conhecimento divulgadoe a rigorosa observância destas normas são então o ponto de partida para enfrentar a questão de prevenção em qualquer estabelecimento. Aspectos econômicos Todo acidente no local de trabalho gera custos diretos (legais, de seguro, etc.) e indiretos (danos ao produto, perdas na produção, danos das máquinas, moral das pessoas, imagem da empresa, etc.). A soma dos custos derivados dos infortúniosacaba sempre superando aqueles necessários para a eliminação do risco e para a divulgação de uma correta cultura da prevenção. Aspectos éticos O Grupo FIAT dedicou um capítulo do próprio Código de Conduta à “Saúde, segurança e ambiente”. Nele está escrito:
“O Grupo persegue o objetivo de garantir uma gestão eficaz de saúde, segurança e do ambiente. Todos aqueles que trabalham para o grupo sãoresponsáveis pelo bom gerenciamento da saúde, da segurança e do ambiente”.

1.2 Os acidentes e os erros humanos
Os gerentes possuem um papel fundamental na sensibilização dos funcionários e na construção e divulgação de uma cultura da segurança. A sensibilização passa por três fases: 1. a percepção correta do estado de risco; 2. a decisão de tomar a decisão certa com base nas percepções; 3. a atuação emações coerentes com a decisão tomada. Nesta fase podem ser cometidos erros cuja causa tem de ser procurada em: Conhecimentos ou experiências não suficientes; Uma comunicação errada ou incorreta; Uma capacidade de previsão insuficiente; A tomada de atitudes não adequadas.

1

Pilares Técnicos

Na seguinte tabela estão descritas as possíveis medidas a serem tomadas em caso de erro acontecidoem cada uma das três fases precedentes individualizadas. FASE Percepção correta do estado de risco Escolha da atitude a ser tomada corretamente com base nas percepções Atuação em ações coerentes com a decisão tomada CONTRAMEDIDA – formação adequada – melhores layouts da oficina e do lugar de trabalho- uso de códigos de cores ou de outros sistemas de gestão a vista – controles visuais – check listdas atitudes – atividades de prevenção de acidente – simplificação das atividades a serem realizadas- controle mais rigoroso- checagem dos erros reincidentes

1.3 A avaliação do risco
A avaliação do risco deve ser feita em todas as áreas de trabalho das Unidades da Organização, levando em conta: Todas as atividades de trabalho de rotina ou esporádicas; Todo os lugares de trabalho, máquinas eequipamentos; Todo o pessoal subordinado e eventualmente terceirizados; Todos os riscos razoavelmente previsíveis além daqueles provenientes da rotina diária (risco genérico). Pela avaliação do risco é necessário agir gradualmente através da: coleta das normas legais existentes aplicáveis aos contextos em análise e as normas de boas técnicas; coleta e o exame de informações e documentações relativas àatividade e ao local a ser avaliado; observação das máquinas, equipamentos e ambiente de trabalho; identificação das diferentes atividades desenvolvidas nos locais de trabalho e a observação da execução destas; analise dos aspectos organizacionais e dos procedimentos; comparação das situações ressaltadas com as normas legais e de boa técnica; identificação dos perigos e dos riscos que podem...
tracking img