Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATUAÇÃO DO PSICOLOGO ORGANIZACIONAL

ADERLANIA ALMEIDA PALITO PESSOA
TERESA RAQUEL R. DA SILVA
JANAINA DE CÁSSIA QUARESMA APOLINÁRIO
RAYANA LIMA
GYSELLE RENATA ROCHA DAS CHAGAS
THAISE BATISTA DO NASCIMENTO
(Discentes do curso de Psicologia, Faculdade Mauricio de Nassau para o desenvolvimento da PB)

Daniela Ribeiro Barros
(Docente do curso de Psicologia, Faculdade Mauricio de Nassaupara o desenvolvimento da PB)

O psicólogo organizacional estuda, contribui e atua como facilitador das relações entre as pessoas em uma organização, para o desenvolvimento de ambas. Neste trabalho temos por objetivo compreender a área da psicologia organizacional no âmbito do mercado de trabalho, caracterizando e criticando os modelos de formação e atuação do psicólogo organizacional. Opresente trabalho abordou a Psicologia Organizacional com a finalidade de proporcionar um esclarecimento do bem-estar no ambiente de trabalho, relação psicólogo e empregado, bem como demonstrar suas tarefas e funções. Estabelecemos objetivos gerais para atuação do psicólogo organizacional, na tentativa de oferecer uma visão mais abrangente desse profissional. Foi elaborada a pesquisa qualitativa emsites, livros, revistas e entrevista. Trabalhou-se com uma amostra de dois Psicólogos que atuam na área de recursos humanos. Para a coleta e análise de dados e foi utilizado o procedimento de questionário. Num primeiro momento, a entrevista se dá perguntas objetivas. As atividades levantadas, serão agrupadas em três níveis, de FUNÇÕES, TAREFAS; em alguns casos, para tornar mais clara a natureza datarefa, mencionaremos as OPERAÇÕES que a integram. Iniciaremos, oferecendo uma visão global do possível papel dos psicólogos nas organizações; Por existir diversidade e diferenciação nas atribuições dos profissionais de RH. As funções são definidas como conjuntos de tarefas, e essas como conjunto de operações, relativas ao cargo de psicólogo. O psicólogo não limita sua atuação aos processos deseleção de pessoal, mas tem se responsabilizado por outras tarefas. O fato de o psicólogo integrar uma equipe multiprofissional deve equilibrar as atividades que compõem o conjunto de funções e tarefas a ser apresentado, tendo sempre em mente que muitas decisões por ele tomadas o são, ou o devem ser, num contexto de discussão com outros profissionais da equipe. O psicólogo não pode ser um mero aplicadorde técnicas e procedimentos; quando as empresas passaram a preocupar-se verdadeiramente com os colaboradores (“trabalhadores”), a dar importância e reconhecer o mérito do talento humano, ocupando-se em desenvolver estratégias e programas para o melhor uso e retenção desses recursos.
INTRODUÇÃO

Este artigo destaca a participação do psicólogo organizacional no planejamento estratégico daorganização, bem suas habilidades para assumir esta função. O surgimento desta profissão, é produto de uma maturidade dos conhecimentos a serem equacionados. Nota-se que várias atribuições poderiam ser mais exploradas, destaca-se as funções de lideranças, coordenação, planejamento, pesquisa, assessoria, consultoria, projetos de vida e outros.
A regulamentação da profissão do psicólogo no Brasil pode serevidenciada no Decreto nº 53.464, de 21 de janeiro de 1964, que regulamentou a Lei 4119, art. 13 lº. O psicólogo organizacional é percebido como sendo um especialista nas questões comportamentais. Envolvidos em processos específicos de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, atuando como mediador de relações onde o exercício da psicologia do trabalho é uma constante.
As empresasque se instalaram no Brasil, buscava mão-de-obra específica. Segundo Aquino (1980, p.87)

O grau de aspiração do trabalhador e o nível de escolaridade aumentaram consideravelmente, dadas as exigências da nova tecnologia. Os problemas já não podiam ser resolvidos no âmbito das Seções de Pessoal. Havia a necessidade de se estruturarem outras unidades de recursos humanos, com qualidade e...
tracking img