Literatura infanto juvenil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A REPRESENTAÇÃO DA CRIANÇA NA LITERATURA

Ana Darque Oliveira dos Anjos1
Franciele Basílio de Souza2

Resumo
Um breve percurso histórico do como a criança foi representada na literatura no decorrer dos séculos e o quanto essa representação foi se modificando até os dias atuais. Tendo como base duas obras literárias: Chapeuzinho Vermelho e Saga Animal, onde cada uma, à sua maneira, vemtrazer a criança representada segundo a visão da sociedade e segundo suas características, enfatizando as mudanças que ocorrem com o passar dos tempos de acordo a evolução das sociedades.

Palavras-Chaves: Criança, representação, literatura infanto-juvenil.

Introdução
O objetivo central desse trabalho foi, através das leituras feitas, demonstrar a representação da criança na literaturainfanto-juvenil está diretamente ligada à realidade.
Desenvolveremos essa ideia da representação da criança, observando as características mais marcantes que são vistas tanto em textos literários quanto na vida real, como: inocência, esperteza, sagacidade, desobediência, a autoridade dos adultos sobre as crianças e a imaginação.
Passaremos de foram rápida sobre a visão que a sociedade tinha emrelação ao “ser” criança antes do séculos XVIII e sobre as mudanças que ocorreram nessa visão principalmente a partir do século XVIII e XIX até a atualidade.
Desenvolvimento
A obra literária Saga Animal mostra a persistência de um menino de dez anos em ter um animal de estimação. Ele tenta inúmeras formas de convencer sua mãe a aceitar tal ideia. Tem como aliados nessa batalha contra o “não” desua mãe a avó, dona Úrsula, o dono da loja de animais exóticos, seu Barba, e seu melhor amigo, o monstro.
Igor é representado como um garoto muito esperto, mesmo com a imposição dos adultos. Durante toda a história ele pensa em diversas estratégias e elabora planos mirabolantes para conseguir entrar em casa, sem que sua mãe e sua irmã percebam, com um animal de estimação que ficava escondido emseu quarto. Mas a mãe sempre descobria e o fazia desenvolver os animais à loja.
Se compararmos esse livro com outros livros infantis mais antigos, como por exemplo, a Chapeuzinho vermelho, poderemos notar o quanto o papel da criança se modificou nos textos literários com o passar dos tempos.
Segundo Aires, até o século XVIII a infância não tinha importância alguma para a sociedade. A criança eravista apenas como um adulto em miniatura. Era uma etapa da vida do individuo que deveria ser ultrapassa rapidamente, já que a maior idade começava aos 12 anos para as meninas e aos 14 para os meninos. (fonte)
Quando atingia a maior idade, a criança se tornava um ser produtivo, que contribuía de modo efetivo para a comunidade. Só a partir daí a sociedade começava a enxergar aqueles indivíduos,até então ignorados, como pessoas integrantes do meio social.
Como não existia infância, a literatura vinculada, na aquela época, era apenas uma. As crianças, nascidas em famílias ricas, tinham acesso aos livros que eram escritos para os adultos, já as crianças nascidas em famílias pobres apenas ouviam histórias populares, que assim como a literatura escrita, eram voltadas para o mundo adulto. Acriança não tinha voz nem vez. Não se falava sobre ela e tão pouco para ela.
Essa questão fica bastante evidenciada em uma versão da história de Chapeuzinho Vermelho, provavelmente a primeira versão, não se sabe ao certo, escrita por Perraut. Nessa história, o Lobo mata a vovó como parte de sua carne, se veste com suas roupas e deita-se em sua cama a espera da menina. Quando a Chapeuzinho chega àcasa de sua vó, o lobo disfarçado lhe oferece vinho, que na verdade é o sangue da pobre velinha, e a menina aceita e bebe aquele vinho. Logo em seguida o Lobo pede que ela se dispa e deite-se ao seu lado na cama. A menina obedece e começa a tirar a roupa, peça por peça (corpete, meia liga, vestido...) e deita-se na cama com o mau feitor.
Podemos notar nesse trecheio da história que esta era...
tracking img