Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Literatura Infantil
Conceitos importantes
~~~~~~~~~~~~~~~~~

Como situar a literatura infantil no quadro conceitural dos gêneros literários? Segundo a classificação proposta por Nelly N. Coelho (2000) temos:

• Gêneros (formas geradoras): poesia, ficção e teatro.

Gênero é a expressão estética de determinada experiência humana de caráter universal: a vivência lírica (o eu mergulhado emsuas próprias emoções), cuja expressão essencial é a poesia; a vivência épica (o eu em relação com o outro, com o mundo social), cuja expressão é a prosa, a ficção; e a vivência dramática, cuja expressão básica é o diálogo, a representação, isto é, o teatro.

• Subgêneros (formas básicas): 

a) Elegia, soneto, ode, hino, madrigal, etc. (poesia)
b) Conto, romance, novela, literaturainfantil (ficção)
c) Farsa, tragédia, ópera, comédia, etc. (teatro)

As formas básicas de ficção diversificam-se em categorias (dependendo da natureza do tema da matéria ficcional): ficção científica, romance policial, novela de aventuras, romance de amor, narrativa satírica, paródia, biografia, romance histórico, etc.


De acordo com essa classificação, a literatura infantil pertence ao gênero ficção, oqual abrange toda e qualquer prosa narrativa literária. A literatura infantil ocupa um lugar específico no âmbito do gênero ficção, pois se destina a um leitor especial, em formação, passando pelo processo de aprendizagem inicial da vida. Daí o caráter pedagógico (conscientizador) que, de maneira latente ou patente, é inerente à sua matéria. E também, ou acima de tudo, a necessidade de ênfase emseu caráter lúdico.

Há formas narrativas que vêm, desde a origem dos tempos, que podem ser consideradas como pertencentes ao gênero da ficção, definidas como FORMAS SIMPLES: fábula, apólogo, parábola, alegoria, mito, lenda, saga, conto maravilhoso, conto de fada, conto exemplar, conto jocoso, etc.

Formas simples são narrativas que há séculos surgiram anonimamente e passaram a circular entreos povos da Antiguidade, transformando-se com o tempo no que hoje conhecemos como tradição popular. Pela simplicidade e autenticidade que singularizam essas narrativas, quase todas elas acabaram assimiladas pela literatura infantil, via tradição popular:

a) Fábula: é a narrativa de uma situação vivida por animais que alude a uma situação humana e tem por objetivo transmitir certa moralidade.Foi a primeira espécie de narrativa a aparecer. Nascida no Oriente, a fábula foi reinventada no Ocidente pelo grego Esopo (séc. VI a.C.) e aperfeiçoada pelo escravo romano Fedro (séc. I a.C.), que a enriqueceu estilisticamente. No séc. XVI foi descoberta e reiventada por Leonardo da Vinci. No séc. XVII, La Fontaine reinventou a fábula introduzindo-a definitivamente na literatura ocidental (suaprimeira coletânea de fábulas data de 1668).

b) Apólogo: é a narrativa breve de uma situação vivida por seres inanimados (objetos ou elementos da natureza), que adquirem vida e que aludem a uma situação exemplar para os homens. Os personagens não são símbolos como acontece com as personagens da fábula. Ex.: O Sol e o Vento.

c) Parábola: é a narrativa breve de uma situação vivida por seres humanos(ou por humanos e animais), da qual se deduz, por comparação, um ensinamento moral ou espiritual.

d) Alegoria: é uma narrativa (em prosa ou em verso) que expressa uma ideia através de uma imagem. Há presença de entes sobrenaturais, mitológicos ou lendários.

e) Mito: é uma narrativa antiga que nos fala de deuses, duendes, heróis fabulosos ou de situações em que o sobrenatural domina. Osmitos estão ligados a fenômenos inaugurais: a genealogia dos deuses, a criação do mundo e do homem, a explicação mágica das forças da natureza, etc.

f) Lenda: É uma forma narrativa antiquíssima, geralmente breve (em verso ou prosa), cujo argumento é tirado da tradição. É o relato de acontecimento em que o maravilhoso e o imaginário superam o histórico e o verdadeiro. É transmitida e conservada...
tracking img