literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

A Ludicidade na Educação

O brincar é o principal modo de expressão da infância e uma das atividades mais importantes para que a criança se constitua como sujeito da cultura.
    Segundo PIAGET (1971), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer.
    É, pois, por meio do universo lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explorao mundo ao seu redor, tornando importante proporcionar às crianças atividades que promovam e estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, do cognitivo, afetivo, social e motor. Deste modo o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento global do ser humano, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação,expressão e construção do pensamento.
    Do ponto de vista da inteligência, Piaget aponta períodos de desenvolvimento, tais como: sensório motor (fase da latência), simbólico (primeira infância) e operatório concreto. O presente estudo se utilizará apenas da primeira infância (1 ano e meio ou até os 6 ou 7 anos, mais ou menos) onde, além da incorporação do período anterior, a linguagem e arepresentação mental começa a fazer parte da vida da criança com maior intensidade, ou seja, a criança começa a fazer e também a compreender. (FREIRE, 1997).
    Nessa perspectiva, este estudo, que tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, tem como objetivo apresentar algumas características importantes da atividade lúdica no processo de desenvolvimento da primeira infância.
   É importanteressaltar que o lúdico pode proporcionar um desenvolvimento sábio harmonioso, que o brinquedo é objeto concreto da brincadeira e envolve a afetividade, convívio social e operação mental facilitando a apreensão da realidade (KISHIMOTO, 2010).




Revisão literária
Primeira infância: alguns aspectos
    As primeiras sensações que a criança percebe vêm de seu próprio corpo: satisfação, dor, sensaçõessensoriais, movimentações e deslocamentos. Assim, seu corpo é meio de ação, conhecimento e relação com o mundo exterior. O desenvolvimento da criança, portanto, esta intimamente ligada ao esquema corporal, o qual depende da maturação do sistema nervoso. (RODRIGUES, 1989).
    Para o autor, na elaboração do “eu corporal” é importante observar que, cada nova sensação leva a uma resposta motrizdiferente. Assim, não é possível separar a motricidade do psiquismo.
    Até um ano e meio a criança desenvolve os problemas por meio de ação, movimento e tateio. Aos dois anos ela é capaz de evocar e representar os movimentos sem executá-los. Mediante a ação mímica ela representa os acontecimentos que a interessam. Por exemplo, imitando o barulho do motor, faz um objeto girar pelo chão, tal como opai faz ao dirigir o carro. Ao lado da mímica aparece o jogo representativo, o qual funciona de forma compensatória, de acordo com os desejos e temores da criança. Assim, a boneca apanha, chora, é operada, toma injeção. (RODRIGUES, 1989).
Para RABINOVICH (2007), é essencial que se compreenda o movimento da criança como linguagem, e também que é necessário que a criança seja livre para agir em umambiente, intencionalmente organizado pelo adulto, mas que lhe propicie a oportunidade de transformar, adaptar, criar, interagir e integrar-se.
    Com o aparecimento do andar á criança começa a ter maior independência e aos dois anos e meio a criança toma consciência do seu “eu corporal”, passando a explorar cada vez mais o ambiente ao seu redor.
    No terceiro ano de vida já é capaz decaminhar nas pontas dos pés e saltar. Nessa fase a criança já possui coordenação e maior domínio da lateralidade, o que lhe possibilita a conquista da autonomia. (RODRIGUES, 1989).
   

Já no aspecto da linguagem, a criança aumenta a possibilidade de comunicação e sociabilização. A linguagem depende tanto da motricidade quanto da inteligência. Assim, o aparelho fonador exige uma movimentação...
tracking img