literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Ana Maria Giuglioli Vilhena Silva R.A 5213987036
Débora Xavier Badaro R.A 5821159170
Delma Aparecida Nepomuceno Orsai R.A 5313961532
Denise Alves Martins de Souza R.A 5564137913
Jéssica Jaques de Oliveira R.A 1299174871
Karen de Fátima Gonçalves R.A 5207960928
Liliane Cristina Oliveira R.A 5632123199


ATPS 3ª e 4 ª ETAPA

ATPS apresentada à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, comoexigência parcial da disciplina Didática do 1º semestre do Curso de Pedagogia, sob a orientação do Prof. Helvécio Siqueira de Oliveira



Sorocaba/ SP
2012






Seguindo o objetivo de ensinar e levando em consideração que
“Os procedimentos de ensino devem, portanto, contribuir para que o aluno mobilize seus esquemas operatórios de pensamento eparticipe ativamente das experiências de aprendizagem, observando, lendo, escrevendo, experimentando, propondo hipóteses, solucionando problemas, comparando, classificando, ordenando, analisando, sintetizando etc.”.
Escolhemos então trabalhar com a aula expositiva em primeiro plano para que o aluno possa conhecer o assunto a ser trabalhado, adotamos então a exposição aberta ou dialogada permitindoque o aluno se expresse e que o mesmo esclareça as dúvidas que surgirem ao longo da discussão.
Como recursos pedagógicos escolhemos jogos como dado, dominó, amarelinha e uno por exemplo.
Acreditamos que dessa forma atingiremos o objetivo e o aproveitamento dos alunos será muito bom afinal teremos uma aula ao mesmo tempo objetiva e descontraída.
Nosso método de avaliação adotado édenominado avaliação somática onde propõem classificar as notas, os resultados obtidos pelos alunos com base no aproveitamento dos conteúdos aplicados e o método de avaliação formativa que avalia se o aluno esta conseguindo compreender o conteúdo aplicado e oferece ao aluno o acompanhamento do seu progresso na aprendizagem, o aproveitamento do aluno reflete, em grande parte na atuação didáticado professor levando ao educador a repensar e replanejar sua atuação didática adequando-os aos métodos.
O recurso de ensino que vamos usar baseia-se na concepção empirita. Chama-se pedagogia realista onde
“primeiramente o conhecimento deve aguçar o sentido dos alunos, e vamos alcançar esse objetivo fazendo uso de jogos para ensina-los de forma descontraída e chegando assim a memória, aseguir a inteligência e por fim o juízo”.
Assim como nos ensinou João Amos Comenius.
Escolhemos esse método por observar que os alunos necessitam de um trabalho gradual, onde possam aprender com liberdade de perguntar, indagar e interagir.

O ato de avaliar tem se confundido como fazer prova exame, for aprovado ou reprovado dentro do conceito de avaliação no processo deensino-aprendizagem. Essa é uma forma que não condiz com a concepção pedagógica mais moderna e baseada na Psicologia Genética. Nela a avaliação tem função de diagnosticar como o aluno esta assimilando o conteúdo dado pelo professor.
A educação é concebida como a vivência de experiências variadas e diferentes onde o educando vai construindo o seu saber na assimilação dos conteúdos oferecidos peloprofessor, estruturando assim as estruturas mentais operatórios de assimilação.
A avaliação tem como função realizar diagnóstico de como o aluno está assimilando o conteúdo dado em sala de aula. Ela deve ser efetuada de forma contínua e sistematizada para trazer o resultado para o docente, verificar como está o aprendizado do aluno e também para que ele possa reavaliar e reorientar a sua práticapedagógica. O conceito de avaliação assume uma dimensão orientadora dos dois lados porque permite que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades e também para que o professor invista mais no aluno caso o resultado não seja satisfatório.
No texto do autor Cipriano Luckesi ele, faz comentário interessante sobre o processo de aprendizagem na escola dizendo ser a avaliação “um...
tracking img