Literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A LITERATURA E AS SUA IMPORTÂNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR.

1. O QUE É LITERATURA INFANTIL E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?




Literatura, segundo dicionário Michaelis online, significa “arte de compor escritos, em prosa ou em verso (...)”, logo vemos que a literatura é atividade criada pelo homem, que por causa da necessidade de se comunicar, foi com o tempo, criando formas de seexpressar diante do mundo.

A Literatura infantil é uma modalidade de expressão que não possui limites definidos, muitos estudiosos tentaram conceituá-la, mas as significações e complexidade existente nesta modalidade tornam dificultoso o encontro de um termo único como definição. (Poente e Silva, 2010)

Este tipo de escrita é o que mais se aproxima do mundo de fantasia criadopela criança, e além de ser uma forma de recreação, ela consegue passar valores humanos, éticos, e colaboram para a formação estética, psicológica e lingüística, da criança, através de recursos como estímulos visuais, fônicos, muitas cores, personagens que encarnam o maravilhoso que geralmente são animais ou dotados com poderes sobrenaturais. É uma leitura de fácil entendimento, com vocabuláriosimples e com temas de interesse das crianças (o que não significa ser escrita especialmente para elas). (Poente e Silva, 2010)

Os livros de literatura infantil trazem o mágico, e é através das histórias que as crianças vão descobrindo mundos novos, cheios de encantamento, mistérios. Essa fantasia presente nas histórias faz com que a criança aprenda a interpretar e assimilar arealidade, pois dentro da leitura ela passa por sentimentos que as fazem rir, chorar, ter medo, se satisfazer, e começa a se preparar para obstáculos futuros da vida. Além disso, os sentimentos, conflito e emoções contidas em uma história infantil, ampliam a percepção de tempo e espaço e desenvolvem a reflexão. (Poente e Silva, 2010)




Ouvir histórias é viver um momento degostosura, de prazer, de divertimento dos melhores... É encantamento, maravilhamento, sedução... O livro da criança que ainda não lê é a história contada. E ela é (ou pode ser) ampliadora de referencias, poetura colocada, inquietude provocada, emoção deflagrada, suspense a ser resolvido, torcida desenfreada, saudade sentida, lembranças ressuscitadas e as mil maravilhas mais que uma boa história provoca...(desde que seja boa). (ABRAMOVICH apud POENTE e SILVA, 2010, p.7)




Dentro de uma Literatura infantil temos posto o Maravilhoso, um dos elementos mais importantes nas histórias voltadas às crianças, que são todas aquelas situações que ocorrem fora do nosso entendimento da dicotomia espaço/tempo ou realizado em local vago ou indeterminado na terra. Esses fenômenos não obedecem àsleis naturais que regem o planeta. Através do prazer ou das emoções contidas nas estórias, as crianças vão simbolizando e aquilo que está implícito nas tramas e personagens vai agir no seu inconsciente, atuando pouco a pouco para contribuir na resolução de conflito interiores normais nessa fase da vida. (Oliveira, s/d)




E uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dosconflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos – dum jeito ou de outro – através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados (ou não), resolvidos (ou não), pelas personagens de cada história (cada uma ao seu mundo). (Abramovich apud Poente e Silva, 2010, p.36)




A imaginação e a fantasia da criança dão condições para que ela crie símbolos, e ao leruma história ela entra em contato com formas lingüísticas novas, imagens, detalhes, cores e estará iniciando e desenvolvendo sua crítica, e selecionando os seus próprios gostos por determinadas leituras. Por isso ela deve ser incentivada, para que haja uma completa formação do individuo, e o mesmo se torne alguém capaz de transformar a sociedade em que vive a partir das criticas construídas....
tracking img