Literatura infantil nas séries iniciais – a importância de contar história na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS – A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SÃO ROQUE
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS – A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL



Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Internacional de Curitiba, como requisitoparcial para a obtenção do Título de Pedagogo.

SÃO ROQUE
2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS – A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.1 Referencial Teórico: contribuições da História Cultural

2.2 Uma breve visão sobre a literatura infantil no contexto global

2.3 A literatura infantil e o Brasil

2.4 A prática daleitura no contexto escolar

2.5 Metodologia

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS
03

04

04

06

10

12

15

17

18

1. INTRODUÇÃO

Através deste trabalho de conclusão de curso, visei abordar o tema da Literatura Infantil nas séries inicias de estudo; Como tema problema o foco do trabalho é o: “LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS – A IMPORTÂNCIADE CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL”.
Como trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de carácter qualitativo busquei juntar todos os panoramas que existem sobre o tema, passando por um contexto cultural, historicidade da literatura infantil a nível global e local (Brasil) assim como sua aplicação em sala.
Os conhecimentos adquiridos através deste trabalho são de enorme importância para a minhaformação já que fazem parte do cotidiano do pedagogo e visam um tema muito importante.
2- LITERATURA INFANTIL NAS SÉRIES INICIAIS – A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.1 Referencial Teórico: contribuições da História Cultural

O ato de ler está presente dentro dos muros das escolas e esta diretamente relacionado com a “decifração dos códigos” daescrita. Entretanto, existem outros tipos de leitura além desse. Se prestarmos atenção ao que acontece à nossa volta veremos facilmente variados modos de manifestação da prática do ler. Acredito que o significado de leitura vai além do simples conceito de decifrar sinais gráficos. O ato de ler é uma atividade de apropriação de significados e atribuições de sentidos experienciada pelo leitor.
Desde onosso nascimento começamos a compreender e a dar sentido ao que nos cerca, isto porque aprendemos por meio das experiências em confronto com nós mesmos e com o mundo. Aprendemos a ler, lendo e vivendo, a partir do contexto social no qual estamos inseridos. Faz-se importante, portanto, sabermos que o ato de ler sempre está ligado com a interação entre o contexto social - que é contraditório econflituoso – e o indivíduo, que ao mesmo tempo se constitui também em um determinado contexto.. Nesta perspectiva, o uso da escrita, nossa relação com ela, é sempre situada, pois é marcada pelo contexto em que acontece (Kleiman, 1995; Tfouni, 2004).
A discussão sobre a prática da leitura na sala de aula tem se tornado cada vez mais frequente na área da Educação. Durante muito tempo a prática daleitura no ambiente escolar estava associada especificamente à ideia de decodificação dos símbolos escritos (como já foi citado anteriormente), porém, com maior frequência, tem-se considerado cada vez mais as diversas facetas existentes da atividade de leitura. Os estudos que tomam como perspectiva a leitura como uma prática sociocultural constituída historicamente têm se multiplicado nas váriaslinhas de pesquisas existentes nesta área. Diferentes rumos têm sido tomados nos estudos sobre a prática de leitura. Destacarei sinteticamente alguns deles.
Segundo Fraisse (1989), o alemão Husserl, em 1988, delegava ao leitor a mera função de desvendador. Para ele, ler se resumia em descobrir as verdades implícitas e explícitas nos textos. Essa tradição deu origem à incessante busca acerca do...
tracking img