Administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO CRIAR UM PLANO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE

A crianção de uma estratéfia de marketing bem sucedida, a indetificação de oprtunidades para vender produtos e sericços e a ligação mais eficaz com os atuais e os potenciais clientes é um atarefa exigente

quando vocêse concentra nos principios da satisfação do cliente, obtém uma melhor orientação sobre o que os lientes querem e não querem esobre o que necessita ser feito, ou pode ser melhorado. Você vai aprender a eliminar os aspectos desnecessários do seu trabalho e conseguir maior produção com menos gente, por meio de tecnicas de promoção e estímulo á cooperação. Quando você se concentra na satisfação dos clientes, determina um proposito unificado que leva a um melhor trabalho em equipe e maior produtividade. (SCOTT, 2002, pag. 2)As informações que se seguem destacam os procedimentos básicos de atendimento ao cliente que poderão ajudar a desenvolver um plano tatico de atendimento e um processo adequado a empresa.
Um bom plano de atendimento ao cliente pode ajudar a estruturar a forma como contata com os clientes existentes e atrai novos clientes. Também pode ajudar a determinar os tipos de cliente-alvo, como os atrair ecomo controlar os resultados de modo a obter indicações sobre a melhor forma de melhorar os negócios.
Criar um plano de atendimento ao cliente não é dificil. Um plano de atendimento bem sucedido não tem de ser compexo ou extenso, maa deve conter informações suficientes para ajudar a estabelecer, dirigir e coordenar os esforços nesse processo.

QUALIDADE: UM DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA ASEMPRESAS.

Existem várias transformações que vêm acontecendo rapidamente e, para se estabelecerem no mercado, as empresas utilizam a qualidade como um diferencial frente a outras empresas. Quando se fala em qualidade, pode-se encontrar várias definições. Chowdhury (2006) diz que a qualidade é definida pelo cliente e não pela empresa.
Pode-se dizer que a qualidade é um conjunto de característicasque fazem parte do serviço e que muitas vezes supera as expectativas dos clientes. (MARCANTE, 2008 e BARROS e MELLO, 1997). Enfim, a qualidade está diretamente ligada aos clientes, pois os mesmos passam a ser o seu objetivo final.
Espuny (2007) ressalta que a qualidade deve estar presente em todos os processos, isto é, a qualidade atingirá todos os clientes da empresa (internos, externos, etc.). Setodos os processos forem feitos com qualidade, o produto ou serviço final também será com qualidade. O autor ainda diz que: “A qualidade reside no que se faz - aliás, em tudo o que se faz - e não apenas no que se tem como conseqüência disso”.
Com todas as mudanças ocorridas nas organizações e no perfil do cliente, a qualidade se mostra como grande diferencial competitivo para as empresas econtribui para estreitar o relacionamento com o cliente e fidelizá-lo. Saiani (2001 apud BERNARDINO et al, 2004, p.68) afirma que “por produto, o cliente paga preço.
Por serviço, ele começa a dar valor. Com relacionamento, ele virará fã do seu negócio”.

A QUALIDADE EM SERVIÇOS
Apesar de apresentarem um conjunto de recursos técnicos e outras ferramentas de qualidade que podem ser aplicadas tanto àprodução de bens, quanto à prestação de serviços, cada qual possui características próprias, as quais percebe-se que no que se refere à prestação de serviços, algumas delas são primordiais para se atingir excelência no atendimento.
Bens são produtos tangíveis, ou seja, que podem ser tocados, sentidos em um determinado espaço de tempo. O benefício ao cliente é proporcionado através da suautilização e propriedade.
Por outro lado, o serviço é um produto intangível pois “é algo que é experimentado, mas não pode ser tocado ou preservado” (LOVELOCK e Wright, 2001,P.17), embora em alguns casos, utiliza-se de alguns elementos tangíveis para sua execução.
Abaixo, são apresentadas sinteticamente, as características de bens e serviços, que têm por base o próprio produto em si, a viabilidade de...
tracking img