Literatura infantil como agente transformador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LITERATURA INFANTIL COMO AGENTE TRANSFORMADOR




RESUMO
Este artigo mostra o porquê à literatura é transformadora em sala de aula. Sua finalidade foi analisar e descrever o contexto literário e seu papel na vida do aluno. O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisaser interessante e, acima de tudo, estimular a criança. As obras literárias apresentam um significado educativo, pedagógico, político, e reflexivo, ajudando na formação da criança como ser crítico.
PALAVRAS- CHAVE: Literatura infantil. Crianças. Educação transformadora.

ABSTRAT
This article shows why the literature is transformative in the classroom. Its purpose was to analyze and describe theliterary context and its role in student life. The contents of a child labor must be easily understood by the child who reads it, either by itself or with the help of an older person. Furthermore, it must be interesting and, above all, encourage the child. Literary works have an educational significance, ie pedagogic, political, and reflective, helping to train the child how to be critical.KEYWORDS: Children's literature. Children.Education sector.





INTRODUÇÃO:

Literatura é a arte da palavra. Assim como música, pintura e a dança são consideradas como arte, a literatura também. Através dela, temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem sem que seja preciso vivê-las. A literatura é um instrumento de comunicação, transmitindo conhecimentos e a cultura deuma comunidade. O texto literário nos permite identificar as marcas do momento em que foi escrito. As obras literárias nos ajudam a compreender sobre nós mesmos e sobre as mudanças do comportamento do homem ao longo dos séculos; e, a partir dos exemplos, ajudam-nos a refletir sobre nós mesmos.
A literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou
melhor, é arte: fenômeno de criatividade querepresenta o
Mundo,o Homem, a Vida, através dapalavra. Funde os
sonhose a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e
sua possível/impossível realização. (Cagneti, 1996 p7)
A literatura infantil faz com que a criança à descubra o mundo, onde sonhos e realidade se incorporam, onde a realidade e a fantasia estão intimamente ligadas, fazendo a criança viajar, descobrir e atuar num mundo mágico;podendo modificar a realidade seja ela boa ou ruim.
“A história da literatura infantil tem relativamente
poucos capítulos. Começa a delinear-se no início do século
XVIII,quando a criança pelo que deveria passar a ser
considerada um ser diferente do adulto, com necessidades
e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da
vida dos mais velhos e receber uma educação especial,que a
preparasse para a vida adulta" .(Cunha, 1999 p.22.)
O trabalho trata-se de uma Pesquisa teórica, do tipo Exploratório-Descritiva, cuja finalidade foi analisar e descrever a importância da literatura infantil na sala de aula.
O intuito desde trabalho de pesquisa, inicialmente foi encontrar resultados teóricos para saber o porquê a literatura infantil é transformadora na vida do aluno; emseguida, se possível encontrar soluções para resolver o problema

Observamos que Novaesquestiona sobre“O que é a literatura senão experiências humanas transformadas em linguagem?”, esse questionamento marca o maior de todos os seus projetos, estudos e análise: a literatura como ponto de encontro entre um eu (o leitor) e a escrita de um outro (o escritor). Segundo ela, desse encontro virá aconscientização para o homem pós-moderno reconhecer-se como ser de linguagem e assumir a responsabilidade de renomear o mundo fragmentado e sem valores à sua volta.“A literatura é instrumento de conheci- mento do mundo, do eu e do outro”(.Nelly Novaes Coelho)
Observamos também que Cangneti comenta....
tracking img