Tcc literatura infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

FERNANDA SCHMIDT DE SOUZA

LITERATURA INFANTIL: UM CONVITE À FORMAÇÃO DE LEITORES COMPETENTES ATRAVÉS DO FANTÁSTICO MUNDO DAS HISTÓRIAS

BRUSQUE
2011
A LITERATURA INFANTIL COMO DESENCADEADORA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES

Nos dias atuais somos invadidos em nosso cotidiano pela tecnologia, em que se tem acesso a tudo, e é neste contextocultural que estamos envolvidos, é através dele que adultos, adolescentes e crianças irão traçar o seu caminho, tanto ele pode ser brilhante ou não.
E frente a essa realidade se faz necessária uma nova reflexão sobre a educação e o ensino, pois somente através do conhecimento se poderá transformar uma sociedade para que num amanhã próximo ou talvez distante se possa construir uma nova civilização.
Hojeestá se vivenciando um momento de retomada do que se pode chamar de maravilhoso, fantástico, mágico, que são os contos de fadas, a poesia, enfim a literatura infantil. Aos poucos se percebe que a literatura deixa de ser vista como pura fantasia e volta a fazer parte da vida cotidiana das crianças, isto porque, felizmente na maioria das nossas escolas, a literatura infantil passou a fazer parte daprática pedagógica dos professores.
A valorização da literatura infantil como fenômeno significativo e de amplo alcance na formação das mentes é de extrema importância para que a criança possa compreender valores básicos na conduta humana, no convívio social.

Tal predominância pode parecer absurda aos “distraídos” que ainda não descobriram que a verdadeira evolução de um povo se faz ao nívelda mente, ao nível da consciência de mundo que este vai assimilando desde a infância. (COELHO, 2000, p.15).

Coelho nos coloca ainda que

Na verdade, desde as origens, a literatura aparece ligada a essa função essencial: atuar sobre as mentes, nas quais se decidem as vontades ou as ações; e sobre os espíritos, nos quais se expandem às emoções, paixões, desejos, sentimentos de toda ordem... Noencontro com a literatura (ou com a arte em geral), os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida, em um grau de intensidade não igualada por nenhuma outra atividade. (COELHO, 2000, p. 29).

O único caminho para uma verdadeira transformação da educação é através da palavra, ou seja, da literatura. Mas muitos se perguntam se nesta sociedadecheia de avanços tecnológicos haverá espaço para a literatura? Acreditamos que sim, porque a literatura, em especial a infantil, tem como tarefa importantíssima frente a todas essas transformações: “a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola” (COELHO, 2000, p.15).
A literatura infantil tem o poder de transportara criança para um mundo mágico, onde a vida se torna mais leve e bem menos mecânica.
Entende-se que a leitura desempenha um papel fundamental no processo de construção da criatividade e criticidade. É importante considerar que para desenvolver o hábito da leitura, a criança desde muito cedo esteja envolvida em situações que propiciem o desenvolvimento deste hábito, ouvindo histórias, manuseandomaterial de leitura, estimulando a imaginação e a criatividade.
De acordo com Abramovich, 1999, p. 16,

Como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... escutá-las é o início da aprendizagem para ser um bom leitor, e ser leitor é um caminho absolutamente infinito de descobertas e de compreensão do mundo...

A leitura torna-se mais eficiente quando osleitores a compreendem, pois compreendendo sentem gosto por ela, despertando o prazer pela mesma.

É interessante que, ao trabalhar literatura infantil é possível trabalhar diferentes tipos de textos, levando em consideração o contexto da criança, sua história, suas vivências, não fornecendo a ela coisas prontas, mas procurando trazer valores que fazem parte do cotidiano e também criar condições...
tracking img