Liste de exercicios am - fm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista de Exercícios Am e Fm.


Am

1) Um sinal de áudio 15sen2((1500t) faz uma modulação de amplitude de uma portadora 60sen2((100000t):
a) Esboce o sinal de áudio;
b) Esboce a portadora;
c) Construa a onda modulada;
d) Determine o fator de modulação e a modulação percentual;
e) Quais são as freqüências do sinal de áudio e da portadora;
f) Que freqüências apareceriamem uma análise espectral da onda modulada;

2) Uma portadora de 75MHz com uma amplitude de 50V é modulada por um sinal de áudio de 3kHz com uma amplitude de 20V:
a) Esboce o sinal de áudio;
b) Esboce a portadora;
c) Construa a onda modulada;
d) Determine o fator de modulação e a modulação percentual;
e) Que freqüências apareceriam em uma análise espectral da onda modulada;f) Escreva as equações trigonométricas para as ondas portadoras e a de modulação;

3) Quantas estações de radiotransmissão podem ser acomodadas em uma largura de banda de 100kHz se a maior onda em freqüência modulando uma portadora é de 5kHz?

4) Uma largura de faixa de 20MHz deve ser considerada para a transmissão de sinais AM. Se as freqüências de áudio mais altas utilizadas para modularas portadoras não devem exceder 3kHz, quantas estações poderiam transmitir dentro desta faixa simultaneamente sem interferir uma com a outra?

5) A potência total contida em um sinal AM é 1000W. Determine a potência transmitida na freqüência da portadora e em cada uma das bancas laterais quando a modulação percentual é 100%.

6) Determine a potência contida na portadora e em cada uma das bandaslaterais, para um sinal AM com uma modulação percentual de 80% e uma potência total de 2500W.
7) A potência contida na portadora de uma onda AM é 5kW. Determine a potência contida em cada uma das bandas laterais e a potência total transmitida quando a portadora é modulada em 75%.

8) Uma onda modulada por amplitude tem uma potência de 800W contida em sua freqüência portadora. Determine apotência contida em cada uma das bandas laterais para uma modulação de 90%.

9) Determine a modulação percentual de uma onda modulada em amplitude que tem uma potência contida na portadora de 8kW e 2kW em cada uma das bandas laterais quando a portadora é modulada por um sinal de áudio simples.

10) A potência total contida em uma onda AM é 600W. Determine a modulação percentual do sinal se cada umadas bandas laterais contém 75W.

11) Encontre a modulação percentual de uma onda AM, cuja potência total contida é 2500W e cuja banda lateral contém 400W cada uma.

12) Determine a potência contida em cada uma das bandas laterais e na portadora de um sinal AM que tem uma modulação percentual de 85% e um total de 1200W de potência.

13) Um sinal AM em que a portadora é modulada em 70% contém1500W na freqüência da portadora. Determine a potência contida nas bandas laterais inferior e superior para esta modulação percentual. Calcule a potência contida na portadora e a potência contida em cada uma das bandas laterais quando a modulação percentual cai para 50%.

14) A modulação percentual de uma onda AM muda de 40% para 60%. Originalmente, a potência contida na freqüência da portadoraera 900W. Determine a potência contida na freqüência da portadora e em cada uma das bandas laterais depois que a modulação percentual passou para 60%.

15) Um sinal de banda lateral simples (SSB) contém 1kW. Qual a potência contida nas bandas laterais e na freqüência da portadora?

16) Uma transmissão em SSB contém 10kW. Esta transmissão deve ser substituída por um sinal de amplitude moduladapadrão que contenha a mesma potência. Determine a potência contida na portadora e em cada uma das bandas laterais quando a modulação percentual é 80%.
17) Determine o fator de modulação e a modulação percentual do sinal mostrado na figura 1.

18) Encontre o índice de modulação e a modulação percentual do sinal mostrado da figura 2.








Algumas Respostas:
1) d) m=0,25;...
tracking img