Teatro medieval

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO SURGIU?
O surgimento do teatro medieval se deu, paradoxalmente, através da própria igreja, na Era Medieval. Que foi do século X ao século XV e teve grande influência no século XVI. O teatromedieval é de origem religiosa. A princípio eram encenados dramas litúrgicos em latim, escritos e representados por membros do clero ( padres e monges). Os fiéis participavam como figurantes e, maistarde, como atores e misturavam ao latim a língua falada no país. As ocasiões de representações eram nas festas do ano litúrgico (Ressurreição de Cristo ou Páscoa). As mesmas eram longas e podiam levarvários dias.
QUAL O ESPAÇO CENICO?
O espaço cênico medieval, no início era no interior da igreja. Mas quando as peças tornaram-se mais elaboradas e exigiram mais espaço, passaram para a praça em frenteà igreja. Palcos largos deram credibilidade aos cenários extremamente simples. Uma porta simbolizava a cidade, uma pequena elevação, indicava uma montanha; uma boca de dragão, à esquerda, indicava oinferno; e uma outra elevação, à direita, simbolizava o paraíso. No decorrer dos tempos surgiram grupos populares que improvisavam o palco em carroças e se deslocavam de uma praça à outra.
TEMASRELIGIOSOS E PROFANOS SE MISTURAM
Autores que surgiram na época do teatro medieval trazem temas profanos as peças. Os textos “Os Milagres”, no século XV, do autor Théophile Rutebeuf, contam a vida dossantos. E, nos mistérios como o da “Paixão” do ano de 1450 d.C., do autor Arnoul Gréban, temas religosos e profanos se misturam. A comédia era profana, entremeada de canções. O texto “O Jogo de Robin etde Marion” do ano de 1272 d.C., do autor Adam de la Halle, é um dos precursores da ópera cômica.
RELIGIÃO X TEATRO MEDIEVAL
A proibição dos mistérios pela igreja, em 1548 d.C., tentou pôr fim àmistura abusiva do litúrgico e do profano e sofreu hostilidade do clero.A partir daí os espetáculos profanos provavelmente eram apresentados dentro dos castelos senhoriais, pois a proibição da igreja...
tracking img