Historia da eletricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A História da Eletricidade

O QUE É ELETRICIDADE?
A eletricidade é um fenômeno físico que tem origem no movimentos de cargas elétricas

IMAGINE SUA VIDA SEM ELETRICIDADE

Mas qual é aOrigem de tudo?

Tales de Mileto
624 AC -546 AC

CONSIDERADO O PAI DA CIÊNCIA E DA FILOSOFIA OCIDENTAL. TALES É APONTADO COMO UM DOS 7 SABIOS DA ANTIGA GRÉCIA

No campo da eletricidade, lheatribui o fato de ter esfregado com pano seco uma barra de âmbar, com a qual atraiu pequenos objetos de materiais isolantes muito leves tais como o cerne de sáuco seco, assim sendo como o nome do âmbarera em antigo grego “electron”, a propriedade de atrair objetos era atribuída unicamente ao âmbar e se denominou "eletricidade".
A tendência do filósofo em buscar a verdade da vida na natureza o levoua esta e outras experiências com magnetismo que naquele tempo só existia como curiosa atração por objetos de ferro, em um tipo de rocha meteórica achada na cidade de Magnesia, da qual seu nomederiva.

Âmbar = electron

Somente em 1600 William Gilbert publica sua obra De Magnete na qual relata estas propriedades. Surge pela primeira vez as palavras eletricidade e eletrização

1660 –OttoVon Guericke inventa a máquina eletrostática que era capaz de gerar cargas elétricas por fricção.

1729 Stephen Gray fez a distinção entre materiais condutores e não condutores.

1757 BenjaminFranklin – Estados Unidos Utilizando pipas durante tempestades constatou que os raios são uma forma de eletricidade. Esta descoberta de Franklin possibilitou a invenção dos primeiros para raios. Benjamim Franklin estabeleceu (1750) os termos “eletricidade positiva “ e “eletricidade negativa” assim como as propriedades de atração e repulsão entre corpos carregados.

1780 –Itália LuigiGalvani, professor de Anatomia, descobre que as pernas de um sapo morto, que estava sobre uma placa metálica, sofriam uma contração quando tocadas com um bisturi. Galvani atribui este fenômeno à descarga...
tracking img