Listas lineares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURAS DE DADOS

Sumário
• Conceitos Básicos
– – – Tipos de dados e Estruturas de dados Tipo Abstratos de dados Representação física



Listas Lineares
– – – – – – – Implementadas em contigüidade física Implementadas em contigüidade física por descritor Com ocupação circular do arranjo Encadeadas Encadeada circular Duplamente encadeada Duplamente encadeada circular


ConceitosBásicos



Tipos de dados e Estruturas de dados

Tipos de dados – conjunto de valores que a variável pode assumir ao longo da execução de um programa e do conjunto de operações que podem ser aplicadas sobre ele. Exemplo: Inteiro (-2, -1, 0, 1, 2) Operações (+, -, *, /, %)


Conceitos Básicos





Tipos de dados e Estruturas de dados o Classificação dos Tipos de dados Básicos Sãotipos primitivos Exemplo: Boolean (Verdadeiro ou Falso) Estruturados Permitem agregar mais de um valor em uma variável Exemplo: arranjos, registros e tipo definidos pelo usuário;




Conceitos Básicos



Tipos de dados e Estruturas de dados Sendo assim, o que significa o termo estruturas de dados?


Conceitos Básicos



Tipos de dados e Estruturas de dados

Sendo assim, oque significa o termo estruturas de dados? Forma de especificação conceitual dos dados para representar relacionamentos lógicos entre os dados e o domínio do problema. Vale ressaltar que as operações para manipulação dos dados desempenham papel fundamental na caracterização do domínio do problema.


Conceitos Básicos



Tipos abstratos de dados TADs – São estruturas de dados capazes derepresentar os tipos de dados que não foram previstos no núcleo das linguagens de programação. Dividem-se em duas partes: dados e operações Representam uma boa maneira de armazenar os dados e um conjunto de operações a serem realizadas sobre eles.

Conceitos Básicos

Tipos abstratos de dados Exemplo: tipo Data Quantos dias tem entre 24 de abril e 2 de fevereiro?


Definido por par(v, o)Onde: par = nome da função v = a informação a ser validade o = a operação a ser executada


Conceitos Básicos

Tipos abstratos de dados Passos para a Definição 1º passo – Caracterizar o TAD; 2º passo – Representar o TAD Escolher a estrutura de dados para representá-lo; Especificar dados e operações; (interface) 3º passo – Implementação;


“Visibilidade” – limita-se às operações especificadasna interface. A forma como foi implementada torna-se um detalhe de implementação.

Conceitos Básicos

Tipos abstratos de dados Característica essencial do TAD é separar conceito de implementação. Entretanto, vale ressaltar que os TADs são geralmente implementadas através do conceito de bibliotecas.


5º Passo – Ligar a interface a implementação; 6º passo – Compilar.


ConceitosBásicos

Tipos abstratos de dados Tipos abstratos (TA) – são as especificações das operações; Tipos concretos (TC) – são as implementações dos TA; Clientes – Aplicações que utilizam os TADs.


Vantagens do uso dos TADs: 1 – possibilidade de utilização em diferentes aplicações; 2 – possibilidade de alterar o tipo sem alterar as aplicações.


Conceitos Básicos
Tipos abstratos de dados Dicaspara projetar um TAD:
 o

o

o

Definir um número pequeno de operações, com soluções simples, e que combinadas realizem funções complexas; O conjunto de operações deve ser adequado para atender as aplicações clientes; Cada operação deve ter um propósito definido, sem muitos casos de exceções.

Conceitos Básicos

Tipos abstratos de dados Classificação
 o

Genéricos – admitem qualqueritem de dados.  Exemplo: TAD listas (lista de preços/lista telefônica) Específicos – Definidos para um domínio específico.  Exemplo: Agenda de Telefones

o


Conceitos Básicos



Representação física

Devemos considerar na análise das estruturas estudadas a forma utilizada para representar fisicamente os relacionamentos lógicos entre dados. Na representação física consideramos...
tracking img