Lista lineares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
No decorrer dos anos, o planeta vem criando formulas para simplificar todos os tipos de trabalhos que são executados pelos homens, o meio mais fácil encontrado ate hoje foi por meio do sistema mundial de computadores, substituindo os homens por maquinas, essa formula ate hoje vem dando certo já que as maquinas superam os homes facilmente no que diz respeito a produtividade, além domais não reclamam, não se cansam e nem cobram salários.
Nesse trabalho abordaremos os conceitos básicos de listas lineares, os conceitos de FIFO, FILO, seus apontadores suas ordens, definir os conceitos dos dois tipos de alocações: simplesmente encadeada e duplamente encadeada, qual é a mais vantajosa, propriedades ACID, suas quatro propriedades fundamentais e polimorfismo dentro de orientação aobjetos.

LISTAS LINEARES

É uma estrutura de dados que corresponde a uma seqüência ordenada de elementos de mesmo tipo. Esses elementos denominados “nós”, podem conter cada um, um dado primitivo ou um dado composto, em sentido geral uma lista é uma relação ( ou rol) de elementos. Uma lista de compras por exemplo é uma enumeração de elementos a serem adquiridos, nota-se que uma lista poderiaconter apenas o nome do item, mas poderia também especificar a quantidade a ser comprada: nesse caso, a lista possuiria pares como elementos, cada um contendo um nome de item e quantidade correspondente.
Em certos casos existe uma relação de ordem entre os exemplos da lista, por exemplo: se fossem feitas medidas de temperatura em certo local, durante os 30 primeiros dias do ano. Para se garantir arelação de cada temperatura com o seu dia correspondente, uma solução será formar uma lista de pares, Ex: (dia, temperatura).

[12 / 27,5] [04 / 25,0] [20/29,3]

Entretanto uma alternativa mais simples seria armazenar apenas as temperaturas, na ordem das coletas de dados.

[27,5] [25,0] [29,3]

Lista lineares, portanto são estruturas que permitem representar uma coleçãode dados, de forma a preserva a relação de ordem entre eles.

Precisamente:

Lista linear: conjunto de n3 0 intens x1, x2,...., xn organizados estruturalmente de forma a refletir as posições relativas dos mesmos, observe que a definição acima contempla a possibilidade de lista vazia (n = 0), que é necessária em varias situações.

Se n > 0, então...
x1 é o primeiro nó;
para 1 < k < n, o xké precedido por xk-1 e seguido
de xk+1;
xn é o último nó.

O elemento (ou nó) de uma lista é de um determinado tipo, seja ele simples (inteiro, boleano, etc.) ou composto (um registro com vários campos)

No que se diz respeito disciplina de acesso nas listas lineares os dois critérios mais usuais são:

FILO (“LAST IN FIRST OUT”) - o ultimo elemento que entrou é o primeiro a sair,estruturas lineares com essa disciplina de acesso são denominadas PILHAS.
Ex: durante a execução de um programa para armazenamento de valores de variável local a um bloco e também para conter o endereço de retorno do trecho de programa que chamou a função ou procedimento atualmente em execução.

FIFO (“FIRST IN FIRST OUT”) - o primeiro elemento que entrou é o primeiro a sair. Estruturas lineares comessa disciplina de acesso são denominadas FILAS.
Ex: para aplicação de filas pode-se citar a fila de processos de um sistema operacional. Nela é estabelecida um tempo t a ser usado por cada um dos processos. Se durante a execução de um processo o tempo passa de 0 a t, este é o posto na fila e processo e o processo seguinte é executado. Se o processo seguinte não terminar de ser execultado no tempot, ele é posto na fila e o processo subseqüente é execultado, e assim por diante ate todos o processo forem executados.

LISTA SIMPLISMENTE ENCADEADA

Uma lista simplesmente encadeada é uma sucessão de nós onde cada nó aponta para o próximo nó da lista. O nó que possuir o valor null no ponteiro para próximo é o último nó da lista. É de extrema importância que seja mantida uma referência...
tracking img