Lista de derivadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GUERRA, Georgio Mathias; KERN, Andrea Parisi; GONZALES, Marco Aurélio Stumpf. Empreendimentos de habitação de interesse social: o desafio na relação área/custo. 2009. 8 f. Trabalho acadêmico (Programa de pós-graduação em engenharia civil) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.




O empreendimento habitacional é de interesse social


André Aparecido Lisboa[1]Felipe Aires Nascimento[2]


Georgio Mathias Guerra, Prof. Dra Andrea Parisi Kern e o Prof. Dr. Marco Aurélio Stumpf González iniciam o texto “Empreendimentos de Habitação de Interesse Social: o desafio na relação área/custo”, apontando os obstáculos que as pessoas de pouco poder de aquisição financeira enfrentam no Brasil e discutindo estatísticas da população com déficit habitacional.Os autores mostram uma concepção de que não é preciso diminuir uma área de uma obra para que diminua o custo financeiro. Eles discutem as responsabilidades das empresas construtoras e financiadoras que exercem nesse desafio habitacional. Utiliza também informações do governo federal e ministérios.
Como introdução do tema, segundo a Fundação João Pinheiro a conquista da moradia representa ainclusão social, dignidade e segurança para as pessoas de baixa condição financeira. O governo federal se preocupa com a situação, querendo mudar essa realidade do déficit habitacional em poucas décadas.
Uma empresa construtora é subordinada a um agente financiador no qual o valor pago é fixo, tornado assim um desafio para as empresas construtoras devido à dificuldade de alternativas deobtenção de lucro. Segundo um programa citado pelos autores, o programa estabelece uma tipologia rígida que impõem limites na elaboração de um projeto habitacional, em que todas as empresas construtoras devem ser certificadas a esses limites rígidos de projeto. Os custos incidentes no valor dos empreendimentos incluem o valor de todos os elementos de edificações, legislações e burocracias, concluindoque o lucro do empreendimento depende do custo final.
Pesquisas de avaliação de pessoas que já residem mostram que a redução de área de construções alterou significativamente nas interações sociais e do dimensionamento nos cômodos em conjuntos habitacionais. Outro problema é que os projetistas atendem os agentes financiadores como seus clientes, com isso não possui contato com o morador,que é o verdadeiro cliente de seus serviços. Os pós-graduandos utilizam a ideia do custo unitário básico (CUB) que se baseia em critérios dimensionais de uma edificação, em que há uma proporcionalidade direta entre a área construída e custo, mas na verdade as reduções na área da edificação não necessariamente provocarão a redução dos custos. Além das características geométricas das edificaçõesservirem como base de seus custos, outros fatores devem ser considerados. Como: paredes externas e internas, instalações elétricas e hidráulicas. Outro fator estudado é o indicador de Compacidade, explicando que cômodos maiores podem custar menos. Nesse caso, um eficiente gerenciamento de projetos de edificações também pode trazer resultados eficazes em termos de custo. Ao contrário de obras comerciasa pedido dos clientes, os empreendimentos de habitação de interesse social podem ser mais sustentáveis em relação ao custo e ao conforto das pessoas sendo uma ferramenta para aperfeiçoar o processo de produção e diminuindo as perdas. Há vários estudos para o desenvolvimento da habitação social mesmo com poucas soluções de alternativas para a redução de custos.
Os autores desenvolveram seuestudo com base num empreendimento de interesse social já existente, um conjunto habitacional composto por apartamentos de dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviços com uma área total de 33,25 m2. Foi feita por eles uma simulação de aumento dessa área do apartamento acrescentando-se um metro de cada lado dessa construção, com o intuito de mantê-lo com suas características...
tracking img