Lipidios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lipídios
Lipídios

06 de agosto de 2012 – formosa/GO
Cetesi – Centro Técnico de Saúde
Nomes: Ana Clara Honório.
Disciplina: Nutrição
Profª: Raquel
Lipídios
Lipídios



Introdução

Os lipídios e denominado como gorduras e óleos, encontrado nos alimentos tanto de origem vegetal quanto animal, sendo muito importante para o organismo, pois possui varias funções. Esta pesquisa tem comofundamento a introdução sobre o tema “Lipídios” e será organizada através de um texto onde será explicado oque é um lipídio, suas funções e classificações, veremos também sobre o colesterol e triglicerídeos em maior detalhe, com essa pesquisa base o grupo entrara em ordem para planejar a apresentação em sala com o tema proposto.

Lipídios

Os lipídeos definem um conjunto de substânciasquímicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água, os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.

Os lipídios são muito importantes, porque eles têm várias funções,tais como:
- ENERGÉTICA - toda energia utilizada nas atividades diárias do organismo vem das reservas de glicídios e lipídios em quantidades, relativamente, iguais;
- PROTETORA - QUATRO (4%) do lipídio corporal protege órgãos vitais, servindo de escudo contra choques e traumas sobre o coração, os rins, o baço, o cérebro e a medula espinhal;
- ISOLANTE - o lipídio armazenado nos tecidossubcutâneos orgânicos age como isolante térmico num ambiente frio;
- TRANSPORTADOR - o lipídio serve para transportar as vitaminas A,D,E,K que são solúveis em lipídio (são lipossolúveis). Uma dieta pobre em lipídios poderá levar o organismo a deficiência destas vitaminas; além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
- SASIADOR DA FOME - a presença do lipídio nointestino delgado promove a liberação de uma substância "bloqueadora do apetite". Por isso, aconselham-se, pequenos intervalos entre as refeições, já que o lipídio leva 4 horas para ser absorvido pelo intestino delgado. Desta forma evitamos grandes porções de alimentos de cada vêz.

Os lipídios podem ser classificados em:
- Lipídios Simples: São compostos que por hidrólise total é origemsomente a ácidos graxos e álcoois. Ex: Óleos e gorduras e Ceras
- Lipídios Compostos: São compostos que contêm outros grupos na molécula, além de ácidos graxos e álcoois. Ex: Fosfolipídios e glicolipídios.
- Lipídios Derivados: São chamados lipídios derivados as substâncias obtidas na
sua maioria por hidrólise dos lipídios simples e compostos. Ex: Ácidos graxos; Álcoois, Hidrocarbonetos, Vitaminaslipossolúveis, Pigmentos, Compostos nitrogenados.

Dentre os lipídeos, recebem destaque os fosfolipídios, os glicerídeos, os esteroides e os cerídeos.
Fosfolipídios:
Formam a camada dupla da membrana celular. A molécula reage, ao mesmo tempo com a água e com os lipídios. Isso é possível porque possui uma porção hidrófila.
Os principais exemplos de fosfolipídios são a lecitina e a cefalina.Glicerídeos:
São as gorduras e os óleos (triglicerídeos). Possuem elevados teores energéticos e são os principais componentes lipídeos da dieta humana.

Esteroides:
Principais Lipídios esteroides são o Ester de colesteril, a vitamina D e os hormônios esteroides. O colesterol é um álcool que associados a uma molécula de ácido graxo, origina o éster de colesteril.

Cerídeos ou velas:Embora tenha valor econômico, não têm a mesma importância que as gorduras e óleos. São encontrados na cera produzida pelas abelhas (construção da colmeia), na superfície das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga). Exerce função de impermeabilização e proteção.

É importante destacar de imediato que o consumo de lipídios em excesso pode desencadear problemas de saúde como a obesidade...
tracking img