Lipidios

Páginas: 4 (888 palavras) Publicado: 4 de dezembro de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS E DE ALIMENTOS
DISCIPLINA DE BIOQUÍMICA

EXERCÍCIOS SOBRE LIPÍDEOS

1. Conceitue lipídeos e cite 3 de suas funçõesbiológicas.
Diferente de outras moléculas, os lipídeos não são formados por monômeros e nem apresentam grupo funcional, simplesmente se classificam de acordo com a sua solubilidade. Possuem funçãoestrutural fazendo parte das bicamadas das células, isolantes térmicos pois são armazenados em células de gordura, na qual isolam a temperatura( tecido adiposo), e atuam como geradores de energia, poispossuem grande fonte energética.

2. Caracterize os ácidos graxos quanto à sua estrutura. Classifique-os quanto ao grau de saturação e necessidade da presença na dieta alimentar (explique).
Seapresentarem uma ou mais ligações duplas ao longo da cadeia, são denominados insaturados, e se não apresentarem duplas ligações são denominados saturados. Ácidos graxos saturados em temperatura ambiente sãosólidos, e na dieta alimentar se consumidos em excesso podem causar um efeito tardio de entupimento de veias e artérias, o que é controlado se consumirmos ácidos graxos insaturados, que possuemaspecto oleaginoso, e ajudam na remoção do colesterol ruim nas paredes das veias.

3. Faça a estrutura do ácido linolênico e dê sua nomenclatura usual. Indique sua numeração , explicando.


Pelosistema de classificação ∆ o ácido linolêico é denominado 18:2 ∆9,12. Pelo sistema  é denominado 18 :2 -6, onde o 6 é onde a ligação dupla mais próxima do carbono . Lembrando que pelo sistema  acontagem sempre começa do ultimo carbono.

4. Explique o arranjamento dos lipídeos anfipáticos em água (formação de micelas e bicamadas).
Quando expostos em água lipídeos tendem-se a arrumar uma formade se manterem estáveis e não terem contato com a água. Quando lipídeos anfipáticos são colocados em água, tende-se a formar micelas, onde a cabeça hidrofílica fica em contato com a água, e a cauda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lipídios
  • lipidios
  • lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!