Linux samba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 Introdução

O SAMBA é um servidor e conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB (Server Message Block)/CIFS (Common Internet File System), equivalentes a implementação do NetBEUI (Protocolo de rede local lançado pela IBM nos anos 80 para ser usado com o IBM PCNetwork) no Windows. O Samba é uma das soluções em ambiente UNIX capaz de interligar redes heterogêneas.
Historicamente a origem do Samba, criado por Andrew Tridgel, deu-se para resolver um problema de comunicação via rede de computadores entre um sistema UNIX e um MS-DOS em que o protocolo NFS (Network File System – Protocolo de compartilhamento nativo do Linux e Sistemas UNIX Like) não foi útil, poisnão possuía a interface NetBIOS (Network Basic Input Output System, sistema de troca de mensagens entre máquinas em rede desenvolvido pela IBM)
O Servidor de Samba é uma forma eficiente de disponibilizar os dados em uma rede de computadores, mantendo a privacidade de cada usuário e compartilhando informações entre grupos de trabalho, centralizando todos os arquivos em um computador com sistemaoperacional GNU/Linux. Além de disponibilizar os arquivos, é capaz de gerenciar contas de grupos e usuários com suas respectivas permissões de acesso, seguindo uma política de direitos de acesso aos compartilhamentos.

 Itens Abordados


• Instalação do pacote Samba
• Funcionamento básico do Samba
• Configuração do Samba
• Administração rápida do Samba
• Resumo e Bibliografia

Instalando o Samba
O Samba é um software livre que está disponível sob a licença GNU (GNU's not Unix). Muitas distribuições Linux já o incluem, mas é possível baixá-lo de seu site oficial - www.samba.org. Neste, é possível notar que há pacotes específicos para as distribuições mais famosas, como Fedora, Mandriva, SuSE, Debian, entre outros. Isso significa que a instalação depende do tipo de pacoteutilizado (tar.gz, RPM, deb, entre outros).
Em nosso trabalho, utilizaremos o formato para distribuição Debian que utiliza pacotes .deb mas também pode ser utilizado o gerenciador de pacotes APT (Advanced Packaging Tool).
Para instalá-lo, estando com o computador conectado à internet basta digitar:
apt-get install samba smbclient smbfs

 Funcionamento básico do Samba
O servidor Sambatrabalha com os daemons (programa que roda em segundo plano, sempre pronto para receber solicitações de outros programas, executar o que foi pedido e retornar uma resposta) smbd e nmbd. O primeiro é o responsável pelo compartilhamento de arquivos e impressoras e o segundo pela resolução de nomes e anúncio de lista dos recursos compartilhados.
A tabela à seguir mostra as opções do script deinicialização do Samba e o que é realizado em cada uma. Considera-se, neste trabalho, que a execução do script está sendo realizada em /etc/init.d, mas isto não é padrão em todas a distribuições Linux.
Opção Ação
./smb start Inicializa os daemons smbd e nmbd
./smb stop Para execução dos daemons smbd e nmbd
./smb restart Para e inicializa os daemons smbd e nmbd
./smb reload Recarrega as configurações dosamba sem parar os daemons.
./smb status Verifica e mostra se os daemons estão parados ou em execução. Caso estejam rodando, mostra os seus PID (Process Identification – Num. de identificação de um processo)


 Configuração do Samba
Todas as configurações do Samba são realizadas no arquivo texto, smb.conf, que está localizado em /etc/samba. Este arquivo é composto por seções e parâmetros eé facilmente configurado por um editor de textos simples.
 Principais seções do SMB.CONF:
Seção
global




homes


netlogon


printers Função
Os parâmetros definem configurações gerais do servidor e opções padrões para todos os compartilhamentos. Caso alguma opção seja redefinida num dado compartilhamento, esta terá prioridade em relação à definição geral.

Disponibiliza o...
tracking img