Link aggregation

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nomes: Rudy Hammermüller, Edson Fick, Cassiano
Disciplina: Redes II





Link Aggregation



O Link Aggregation é utilizado para conectar equipamentos de rede utilizando múltiploscabos/portas em paralelo, formando uma única conexão lógica. Com isso, aumentamos a velocidade de conexão e diminuimos os pontos de falhas entre eles.


Até meados dos anos 1990, muitosfabricantes de switch já tinham incluído a capacidade de agregação como uma extensão proprietária de aumentar a largura de banda entre seus switches. Mas cada fabricante desenvolveu seu próprio método, oque levou a problemas de compatibilidade. O grupo IEEE 802.3 levou um grupo de estudo para criar uma camada inter-operável padrão em uma reunião de Novembro de 1997. O grupo logo concordou em incluirum recurso de configuração automática que acrescentaria em redundância também. Isso ficou conhecido como "Link Aggregation Control Protocol".


O Link Aggregation aborda dois problemas comconexões ethernet: as limitações de largura de banda e a incapacidade de lidar com falhas de conexão:
- Com relação à primeira questão: larguras de banda de Ethernet, historicamente, têm aumentadopor uma ordem de grandeza de cada geração: 10 Megabit / s, 100 Mbit / s, 1000 Mbit / s, 10.000 Mbit / s. Se a pessoa começou a esbarrar em limites de largura de banda, então a única opção era ir para apróxima geração que poderia ser custo proibitivo. Uma solução alternativa, introduzida por muitos dos fabricantes de rede no início de 1990, é combinar dois links Ethernet físicos em um link lógicovia channel bonding . A maioria destas soluções necessita configurações manuais e equipamentos idênticos em ambos os lados da agregação.
- O segundo problema envolve os três pontos únicos defalha em uma típica conexão porta-cabo-porta. Em ambos as configuraçãoes usuais computador-switch ou switch-switch, o próprio cabo ou qualquer uma das portas onde o cabo está conectado pode falhar....
tracking img