Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ondas Curtas



Características do Aparelho

A diatermia por ondas curtas(OC) é a radiação não-ionizante da porção de freqüência de radio do espectro eletromagnético(EM). É usada por fisioterapeutas para enviar calor e “energia” para os tecidos situados profundamente. As ondas de radio com comprimentos de ondas curtas ficam entre as microondas e as ondas de radio de comprimento médio noespectro eletromagnético e tem uma faixa de freqüência de 10-100 MHz. A diatermia terapêutica usa as bandas de onda de radiofreqüência de 27,12 MHz. Essa freqüência é usada para prevenir a interferência de outras bandas de freqüência que são usadas nas comunicações.

Como é transmitida esta forma de calor?

A energia eletromagnética das ondas curtas tem um efeito muito pequeno no tecido vivopropriamente dito. Contudo, a presença de um campo eletromagnético (como nas OC) cria corrente elétrica diminutas e um campo magnético dentro dos tecidos. São esses os responsáveis pelos os efeitos fisiológicos, tais como o aumento na temperatura dos tecidos. Durante a aplicação de OC o paciente torna-se parte do circuito elétrico através do uso de eletrodos do tipo capacitivo ou bobina de indução.Um circuito capacitivo é para tratar tecidos que estejam dentro do campo elétrico oscilante; isso causa vibração das moléculas dos tecidos e assim aquecimento dentro deles. A voltagem alternada de alta freqüência aplicas aos tecidos dá origem a dois tipos de corrente; corrente de condução e corrente de deslocamento.
O uso de um aplicador indutivo se baseia no fato de o tecido ser colocado dentrode um campo magnético que alterna rapidamente e que é gerado passando a corrente de alta freqüência através de uma bobina; isso resulta na criação de correntes em redemoinho dentro do tecido, induzidas pelo o campo magnético oscilante.
A elevação da temperatura do tecido durante a aplicação de OC depende de um fator conhecido como taxa de absorção especifica (TAE).A TAE é uma função dacondutividade do tecido e da magnitude do campo elétrico no tecido.

Calor superficial ou profundo? Por quê?

Profundo. Dentro dos tecidos vivos há abundancia de moléculas com carga – principalmente íons e certas proteínas. Em resposta ás forcas de repulsão e atração que ocorre entre as moléculas carregadas, a exposição a um campo de OC faz com que as moléculas com carga sejam aceleradas ao longo daslinhas de forca elétrica. O campo de alta freqüência faz com que as moléculas com carga oscilem em torno de uma posição media, convertendo a energia cinética em calor. A oscilação de moléculas com carga é um meio eficiente de produção de calor.
As moléculas dipolares encontradas nos tecidos vivos consistem principalmente em água e algumas proteínas. Elas podem também ser afetadas pelos camposelétricos- por exemplo, como o pólo positivo da molécula se alinha em direção ao pólo negativo do campo elétrico, o campo de OC alternado causa rotação dessas moléculas á medida a medida que a carga das placas se altera rapidamente. O aquecimento se dá como resultado do atrito entre moléculas adjacentes.Ward (1980) descreve esse processo como um meio moderadamente eficiente de aquecimento.
Moléculasnão polares, as células adiposas são um exemplo de moléculas não polares. Embora as moléculas não polares não tenham íons livres ou pólos com cargas, elas ainda respondem a influencia do campo de OC. Durante a exposição as OC a nuvem de elétrons se torna distorcida, porem é produzida uma quantidade desprezível de calor.
Os tecidos que tem um alto conteúdo iônico em solução ou um grande numerode íons livres (um exemplo é o sangue) são os melhores condutores e, portanto, qualquer tecido altamente vascularizado é um bom condutor.
Alguns aparelhos de OC permitem que a energia eletromagnética seja aplicada ao paciente em disparos curtos de energia. A aplicação feita desse modo é conhecida como diatermia por ondas curtas pulsadas ou OCP. As características físicas da OCP e OC são...
tracking img