Desenvolvimento motor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO MOTOR SEGUNDO LE BOULCH

Le boulch, não caracteriza o desenvolvimento motor em fases distintas, porem, procura conscientizar a importância das questões psicomotoras.
Através da obra: O desenvolvimento psicomotor do nascimento ate os 6 anos, de Jean Le Boulch, farei um apanhado sobre as etapas por ele classificar.
Segundo Le Boulch, a qualidade da relação humana, incidediretamente no desenvolvimento funcional, o mesmo é refém, do meio onde a natureza colocou. Durante os primeiros meses ate os sete meses, o comportamento se organiza sobre a influencia de estímulos sensoriais, em torno do sexto mês ela é capaz de relacionar como ela sente as características objetivas do ambiente, dispõem de memórias afetivas.
O oitavo mês representa uma importante etapa do eu, ate ooitavo mês a criança so tem o conhecimento vivido, adquirido através do dialogo e afetividade materna, o que representa o desconforto quando outro individuo toma seu lugar.
Segundo Le Boulch, a imagem materna, fruto da representação mental, é o primeiro suporte da função simbólica. A organização do seu eu em torno da relação com objeto material.
A parti do segundo ano o eu vai girar em torno doobjeto material, o que recaia sobre as pessoas, agora incide sobre as pessoas, agora incidi sobre as coisa. Esta investigação ira proporcionar a aquisição rápida das praxias, assegurando o desenvolvimento da função de ajustamento. A criança fará assim a experiência do principio da realidade.
A evolução visual dentre os 3º a 7º meses, a criança reage na medida em que elas estão ligadas aexperiências afetivas. Aproximadamente aos 6º meses a criança torna-se capaz de acompanhar objetos, a atividade adquire um caráter intencional. Nesta mesma fase desaparece o sorriso automático, a criança é capaz de diferenciar os estranhos dos familiares, o que para Piaget denominaria de coordenação dos esquemas secundários, a primeira forma de aquisição das praxias.
Durante o 3º mês a criança passa daposição deitada para a sentada com apoiou, o que significa uma evolução no tônus musculatura da nuca e pescoço, entre o 6º e o 8º mês vai se equilibrar na posição sentada, se sentindo mais segura nas experiências de manipulação, o tônus muscular da cintura escapular esta bem definida.
Em torno dos 2º aos 10º meses a criança desenvolve os movimentos de preensão, aos 8º meses o objeto é agarrado com aajuda do polegar.
A partir dos 10º meses consegue se manter de pé por pequenos períodos, mais tarde poderá se ergue só, apoiando-se em objetos.
Aos 12º meses entra no período da macha, que vai se firmar ate os 14º meses, é a atividade predominante neste período. A partir do 15º meses, torna uma nova conduta de exploração, será uma das atividades fundamentais neste período, graças a conduta deexploração, será adquiridas novas praxias.
A partir do 18º meses, a atividade sensório motora tem separado a criança de suas relações exclusivas com a mãe, permitindo-lhe descobrir a existência dos projetos e sua permanência, conquistando um espaço feito de objetos.
Entre 18º meses e três anos, ainda não tem percepção de espaço e distancia, a construção do espaço se faz a partir de intuiçõesmuito elementares.
A partir dos 3 anos, a criança se volta a ela mesma o que constitui o narcisismo, tomando consciência que sua personalidade é diferente das demais. A tendência agora e de opor se para afirmar sua personalidade nascente. Se a evolução psicomotora é feita em boas condições , no fim do período dos três primeiros anos, devera dispo de uma motricidade global bem organizadatemporalmente.

INTRODUÇAO

Neste trabalho vai ser apresentado o desenvolvimento motor da criança, segundos os autores; Le Boulch, Fonseca e Vygotsky dentre outros.
Onde será apresentado desde o nascimento ate sua fase adulta, onde cada autor fala sobre cada fase do desenvolvimento motor da criança.

CONCLUSAO

Desenvolvimento motor é o campo de investigação que estuda o comportamento motor...
tracking img