Linha do tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade Do Estado Do Rio Grande Do Norte – UERN
Campus Avançado “Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia” – CAMEAN
Disciplina: Didática 4° período
Departamento de Geografia - DGE
Docente: Iandra Fernandes Pereira Caldas

Geokeliane Costa Oliveira
Linha do Tempo
Didática: Uma Retrospectiva Histórica

No texto, “Didática: uma retrospectivahistórica”, a autora Ilma Veiga, traça um panorama da evolução da didática no Brasil sob duas visões, uma primeira, onde a didática não faz parte da formação acadêmica, sendo dirigida pelos jesuítas e uma segunda, abordando o caminho percorrido pela disciplina da década de 30 até a atualidade. Assim, vejamos os principais pontos elencados na trajetória da didática brasileira.
Primórdios da didática: Operíodo de 1549/1930
Os jesuítas foram os principais educadores de quase todo o período colonial, atuando no Brasil, de 1549 a 1759.
No contexto de uma sociedade de economia agrário-exportadora-dependente, explorada pela metrópole, a educação não era considerada um valor social importante. A tarefa educativa estava voltada para a catequese e a instrução dos indígenas; entretanto, para a elitecolonial, outro tipo de educação era oferecido.
O plano de instrução era consubstanciado na Ratio Studiorum, cujo ideal era a formação do homem universal, humanista e cristão.
A ação pedagógica dos jesuítas foi marcada pelas formas dogmáticas de pensamento contra o pensamento crítico. Privilegiava o exercício da memória e o desenvolvimento do raciocínio; dedicava atenção ao preparo dos padres-mestres,dando ênfase à formação do caráter e a formação psicológica para conhecimento de si e do aluno.
Dessa forma, não se poderia pensar em uma prática pedagógica e muito menos em uma didática que buscasse uma perspectiva transformadora na educação.
Enfoque da didática centrada em um caráter meramente formal, tendo por base o intelecto, o conhecimento, e marcado pela visão essencialista de homem.
Apósos jesuítas, não ocorrem no país grandes movimentos pedagógicos. A nova organização instituída por Pombal representou, pedagogicamente, um retrocesso.
Por volta de 1870, época de transformações sócio econômico Iluminismo.No campo educacional, suprime-se o ensino religioso nas escolas públicas, passando o Estado a assumir a laicidade.
Essa vertente leiga da pedagogia tradicional mantém a visãoessencialista de homem, não como criação divina, mas aliada à noção de natureza humana, essencialmente racional. Inspirou a criação da escola pública, laica, universal e gratuita.
Separava a teoria da prática.
A didática nos cursos de formação dos professores a partir de 1930
O período de 1930/1945: A didática é tradicional, cumpre renová-la
Na década de 1930, a sociedade brasileira sofre profundastransformações.
No âmbito educacional, 1930, Vargas constitui o Ministério de Educação e Saúde Pública. Em 1932 é lançado o Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, preconizando a reconstrução social da escola na sociedade urbana e industrial.
Entre 1931 e 1932 efetiva-se a Reforma Francisco Campos, e organiza-se o regime universitário para o ensino superior, bem como a primeira universidadebrasileira.
Origem da didática como disciplina dos cursos de formação dos professores em nível superior está vinculada à criação da referida faculdade, em 1934.
Em 1941, foram introduzidas alterações que fizeram da didática um curso independente,
O período entre 1930 e 1945 é marcado pelo equilíbrio entre as influências das concepções humanista tradicional (representada pelos católicos) e humanista moderna(representada pelos pioneiros).
A didática é entendida como um conjunto de ideias e métodos, privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino, fundamentada nos pressupostos psicológicos, psicopedagógicos e experimentais. Assim concebida, propiciou a formação de um novo perfil de professor: o técnico.
O período de 1945/1960: O predomínio das novas ideias e a didática
Essa fase corresponde...
tracking img