Linha do tempo rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1. 1º Período: Final Século XIX até 1ª Guerra Mundial >>>> INICIO 1900

Nesse período o capataz traduzia-se como sendo a figura que melhor poderia representar um modelo de gestão deRecursos Humanos, pois ele era o responsável pela contratação e demissão dos funcionários, supervisionava, controlava, chegando até a puni-los. Surgiram também as primeiras leis regulamentadoras dasatividades do trabalho, incluindo o estabelecimento de horários e dias bem como a regulação do trabalho infantil e condições mínimas de segurança.
Em 1910, o taylorismo consolidou-se como o primeiroestruturado sobre a gestão de recursos humanos, modelo que incluía entre outros, o desenvolvimento de uma ciência para cada elemento do trabalho; seleção cientifica e treinamento dos trabalhadores,dividindo e responsabilizando-os, de maneira que cada um faça o que lhe é mais apropriado.
No contexto brasileiro as condições de trabalho eram mais primitivas. A industrialização era rudimentar e aeconomia, basicamente agrícola, o que tornava a relação trabalhista um sistema praticamente escravocrata. Apesar da divergência entre as condições dos países mundiais e do Brasil, pode-se afirmar que aúnica coisa que tinham em comum, era o desinteresse na gestão de Recursos Humanos.

2.2. 2º Período: Entre Guerras

O Período caracterizou-se pelo início da preocupação com a gestão de pessoas nasorganizações. As empresas começam a considerar os fatores psicológicos nas relações profissionais e cresce a sindicalização e as legislações para a regulação do trabalho.
Nesse tempo surge oDepartamento de Pessoal, responsável por recrutar, selecionar, remunerar e demitir funcionários, baseando-se nas idéias tayloristas, que coloca a pessoa certa no lugar certo. Entretanto, com a divulgação dosexperimentos de Hawthorne, as questões passam a ser mais complexas, envolvendo as relações humanas; e passam a utilizar ferramentas de análise de produtividade de satisfação, como: grupos, liderança,...
tracking img