Gerenciamento de subsistema de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1697 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DE PESSOAS:

SUBSISTEMAS DE RH

No processo de gestão de pessoas, a área que mais se destaca é área de recursos humanos, que desafia um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto especificado para um determinado cliente. É uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim e entrada e saídasclaramente identificadas. O cliente do processo não é necessariamente um cliente externo da empresa, ele pode estar dentro da empresa, é o chamado cliente interno. A moderna Gestão de Pessoas consiste de várias atividades integradas, como descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação e motivação das pessoas, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento edesenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde e bem-estar das pessoas.

Com efeito, há um princípio básico em ARH: gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. Isso significa que quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente (ou supervisor ou líder de equipe), ao qual elas estão subordinadas. Ele tem a responsabilidade direta pela condução de seus subordinados. Devidoa isso, existe o princípio da unidade de comando: cada pessoa deve ter um e apenas um gerente. A contrapartida desse princípio é que cada gerente é o único e exclusivo chefe dos seus subordinados. Para que o gerente possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de ARH, que lhe proporciona os meios e serviços deapoio. Assim, gerir pessoas é uma responsabilidade de cada gerente que deve receber orientação do staff a respeito das políticas e procedimentos adotados pela organização.

A FUNÇÃO DE STFAFF NA ÁREA DO RH

Na atividade básica de administrar pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff é fundamental. No entanto, o que acontece é que as empresas sempre se defrontam com oproblema do grau de centralização/descentralização de suas áreas de atividades. Na área de ARH sempre predominou uma forte tendência para a centralização e concentração na prestação de serviços para as demais áreas empresariais. A tal ponto que, em muitas empresas o recrutamento e seleção, a admissão, integração, treinamento e desenvolvimento, administração de salários e remuneração, administração debenefícios, higiene e segurança do trabalho, avaliação do desempenho, eram estreitamente concentrados na área de ARH, com pouca participação gerencial das demais áreas. Nisso, a área de ARH era essencialmente exclusivista e, até certo ponto, hermética, mantendo a sete chaves os segredos das suas decisões e atividades. A atividade prestadora de serviços do staff (ARH) prevalecia fortemente
sobre aresponsabilidade de linha dos gerentes da empresa, a tal ponto que o staff
é quem tomava as decisões peculiares da linha. A centralização preponderava sobre a descentralização.

Efetivamente, as tarefas de ARH mudaram com o tempo. Hoje, elas são desempenhadas nas organizações por dois grupos de executivos: de um lado, os especialistas de RH que atuam como consultores internos, e de outro, osgerentes de linha (gerentes, supervisores etc.) que estão envolvidos diretamente nas atividades de RH por serem responsáveis pela utilização eficaz de seus subalternos e indivíduos empregados.

Os gerentes de linha utilizam um tempo considerável na gestão de pessoas, em reuniões, conversas individuais ou grupais, telefonemas, e-mails, solução de problemas e definição de planos futuros. Todogerente de linha é responsável se a produção cai ou se a máquina falha e prejudica a produção. Da mesma maneira ele também deve cuidar pessoalmente do treinamento, desempenho e satisfação dos seus empregados.

COMO SE DÁ A FUNÇÃO DE STAFF NA ÁREA DE RH

Vejam como se dá a função de staff na área do RH – na hipótese de dois gerentes especialistas toma decisões sobre as mesmas pessoas,...
tracking img