Os 5 subsistemas de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Isabela Franco de Carvalho

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Os Cinco Subsistemas de Recursos Humanos

Relatório de Estágio Supervisionado, apresentado para a conclusão do I Módulo do Curso Técnico em Administração PEP 2011, sob a coordenação do Professor Alison Rodrigues.

JANUÁRIA
2012

SUMÁRIO
1-Introdução
1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Histórico daOrganização........………………………………………………………….
1.1. Missão, Visão e Valores.........…………………………………………………………..
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO...............................................................
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS…………………………………………………………………….
CONTRATO DE ESTÁGIO

JANUÁRIA
2012
Resumo: A Administração de Recursos Humanos se refere às práticas e políticas empregadas por uma
organização para o gerenciamento eficaz das pessoas noambiente de trabalho. A característica atual de acirrada competitividade no mundo dos negócios requer das empresas práticas administrativas formalizadas, em especial da área de RH, que responde pelo gerenciamento daqueles que representam a vantagem competitiva: os colaboradores. Este estudo envolveu, portanto, a elaboração dos procedimentos de Recursos Humanos da Construcentro, com vistas a contribuirna execução do planejamento estratégico da empresa. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório. O estudo de caso e pesquisa bibliográfica caracterizou o delineamento utilizado. Os procedimentos do Sistema de Recursos Humanos elaborados no estudo foram subdivididos em: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento, e monitoração. Através deste trabalho, buscou-seformalizar e padronizar as ações da empresa em relação aos seus colaboradores, buscando-se assim, maior profissionalismo e produtividade.

1- INTRODUÇÃO

A necessidade de adquirir e manter vantagens competitivas em um mercado de
grandes e profundas transformações obrigam as organizações a uma constante mudança
estratégica no seu modelo de gestão. O ambiente empresarial está cada vez maisexigente e rigoroso, não havendo mais espaço para empresas que seguem modelos de gestão antiquados.
As mesmas precisam adequar-se às necessidades humanas e ao ambiente interno e externo, pois as mudanças estão cada vez mais rápidas e significativas.
A Administração de RH (Recursos Humanos) é o ramo especializado da ciência da
Administração que envolve todas as ações que tem como objetivo ainteração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade (GIL, 1999). É uma área multidisciplinar e tem como função enfatizar a importância dos funcionários, dando subsídios para que estes se desenvolvam na organização, realizando seus objetivos profissionais e ao mesmo tempo auxiliando a empresa a alcançar suas metas.
Os principais objetivos da Administração de RecursosHumanos como apontam
Chiavenato (2002) são: criar, manter e desenvolver um contingente de recursos humanos com habilidade e motivação para realizar os objetivos da organização; criar, manter e desenvolver condições organizacionais de aplicação, desenvolvimento e satisfação plena dos recursos humanos, alcance dos objetivos individuais e alcançar eficiência e eficácia através dos recursos humanosdisponíveis.
A área de Recursos Humanos é vista como um sistema, sendo este organicamente
composto por um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. É uma área que se reveste de grande importância para o atendimento dos objetivos organizacionais. Dessa forma, as empresas que não tem esse sistema estruturado, muito provavelmente o necessitarão, comoforma de estabelecer diferencial competitivo.
Buscando contribuir com a execução do planejamento estratégico da Construcentro, o objetivo geral deste artigo é apresentar os procedimentos de Recursos Humanos
que foram elaborados a partir de um diagnóstico preliminar junto à direção da empresa.

2- RECURSOS HUMANOS

De acordo com Chiavenato (2006) são as pessoas...
tracking img