Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DE PESSOAS

O termo RH ou Gestão de Pessoas pode ter três significados diferentes:
1. RH como função ou departamento: RH é a unidade operacional que funciona como órgão de staff, isto é, como elemento prestador de serviço nas áreas de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, comunicação, higiene e segurança do trabalho, benefícios, etc.
2. RH como práticas de recursos humanos:RH se refere ao modo como a organização opera suas atividades de recrutamento, seleção, etc.
3. RH como profissão: RH se refere aos profissionais que trabalham em tempo integral em papéis diretamente relacionados com recursos humanos, a saber: selecionadores, treinadores, administradores de salários e benefícios, engenheiros de segurança, médicos do trabalho, etc.
CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO ÀMODERNA GESTÃO DE PESSOAS
CASO INICIAL

O DRH da Brasil Cosmopolita S.A.
Como Diretora de Recursos Humanos da Brasil Cosmopolita AS Márcia Guerreiro tinha pela frente um desafio: transformar o Departamento de Recursos Humanos em um órgão tradicional, burocrático e operacional, em um componente estratégico da empresa. Para tanto, era necessário tomar três providências iniciais: focalizar o DRH nonegócio da empresa, reforçar as atividades estratégicas e essenciais e alienar algumas de suas atividades burocráticas e operacionais, como processamento da folha de pagamento, controle de ponto do pessoal, medidas disciplinares, segurança industrial e refeitórios. Essas atividades deveriam ser terceirizadas para que pudessem ser operacionalizadas por outras empresas especializadas que as fizessemde forma melhor e mais barata do que o DRH. Tratava-se de localizar no mercado empresas que garantissem menor custo e melhor qualidade nesses serviços subsidiários.
A idéia básica era enxugar o DRH a fim de torná-lo mais ágil e flexível para se concentrar no essencial: lidar com assuntos estratégicos relacionados com pessoas. Com isso, o DRH descentralizaria operações e centralizaria controles deresultados. Márcia convocou todos os funcionários de seu departamento para trocar idéias, definir objetivos e desenhar projetos para atingir tais objetivos. Ela queria que todos participassem ativamente dessa transformação. O que você faria se estivesse no lugar de Márcia?

-------------------------------------------------
As pessoas são o diferencial competitivo que mantém e promove o sucessoorganizacional: elas passam a constituir a competência básica da organização, a sua principal vantagem competitiva em um mundo globalizado, instável, mutável e fortemente competitivo.

1. O Contexto da Gestão de Pessoas
As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações, e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso. De um lado, o trabalho tomaconsiderável tempo de vida e de esforço das pessoas, que dele dependem para sua subsistência e sucesso pessoal. Crescer na vida e ser bem sucedido quase sempre significa crescer dentro das organizações. Com toda certeza as organizações jamais existiriam sem as pessoas, que lhe dão vida, dinâmica, impulso, criatividade e racionalidade.
Até pouco tempo atrás, o relacionamento entre pessoas eorganizações era considerado antagônico e conflitante. Acreditava-se que os objetivos das organizações – como lucro, produtividade, eficácia, maximização da aplicação dos recursos físicos e financeiros, redução de custos – eram incompatíveis com os objetivos das pessoas – como melhores salários e benefícios, conforto no trabalho, lazer, segurança no trabalho e no emprego, desenvolvimento e progressopessoas. A solução empregada era a do tipo ganhar-perder: se uma parte leva tudo, a outra fica sem nada. Em uma situação de recursos limitados e escassos, se uma parte ganha mais, ela o faz à custa da outra. Sem dúvida, era uma solução limitada, estreita e com pouca visão. Verificou-se que, se a organização quer alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os...
tracking img