Linha do tempo da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
8.000 a.C.
Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se em por volta de 8000 a.C., em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque.
Esses primeiros registroscontábeis constituíam-se em fichas de barro, guardadas em receptáculos de barro, que eram utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar um boi.

Grécia Antiga
NaAntiga Grécia, a burocracia da cidade de Micenas mantinha arquivos que registravam, em placas de barro, lançamentos de impostos, propriedade territorial, reservas agrícolas, inventários de escravos,de cavalos, de carros de guerra e de peças desses carros. A escrita utilizada era a "linear b". Com o desenvolvimento da democracia grega, os governantes eleitos passaram a ter que prestar contas decomo utilizavam os recursos públicos, através de demonstrações contábeis inscritas em pedra.

Inca – Idade Media
No continente americano, no entanto, a civilização inca desenvolveu nesse período umoriginal sistema de contabilidade, os quipos (do quéchua quipu, "nó"[1]). Estes eram cordões de lã de lhama e alpaca ou de algodão que, através de nós, registravam quantidades úteis para aadministração do Império Inca. O sistema numérico usado era o decimal, sendo que o nó, pela sua localização, podia estar na casa das unidades, dos decimais, das centenas ou dos milhares. A cor dos cordõessignificava um item padronizado: se o cordão fosse amarelo, por exemplo, representava milho, desde que de acordo com o contexto. Pois, dado o número de cores ser menor que o número de itens patrimoniais, cadacor podia representar mais de um tipo de item. Daí, o amarelo poder representar milho ou ouro, dependendo da situação. Dadas as complexidades na leitura dos quipos, existia um tipo de funcionárioespecializado na sua leitura: o "guardião do quipo" (quipucamayuc). Vale notar que, para cada tipo de uso do quipu (militar, econômico, estatístico, religioso etc.), existia um tipo de "guardião do...
tracking img