Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

“PORTFÓLIO CONTABILIDADE GERENCIAL”

“PORTFÓLIO CONTABILIDADE GERENCIAL”

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Gerencial

Profª. JoeniceLeandro Diniz

A Contabilidade Gerencial e sua importância na atualidade

Introdução
As transformações e mutações que o mundo vem se submetendo diante da evolução do mercado e conseqüentemente das tecnologias, vem causando impacto nas organizações, mudando culturas, filosofias e pensamentos, assim alterando os conceitos operacionais das entidades nostempos atuais.
Hoje com peso decisivo, a informação dita em tempo real e com precisão de conteúdos extremamente importantes para gestão, com a Excelência Empresarial, as informações gerenciais devem cobrir todo o ciclo de vida do produto, o qual em suas definições afeta sobremaneira o projeto de sua qualidade.
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própriahistória da humanidade. Com o desenvolvimento das civilizações e a ascensão industrial a contabilidade, passou a ter maior importância, devido ao surgimento das grandes empresas comerciais e industriais. Com o passar do tempo, esta, foi se desenvolvendo e hoje possui várias especializações, tais como: auditoria contábil, contabilidade de custos, perícia contábil, contabilidade rural, e outras. Dentre osdiversos ramos de atuação da contabilidade um deles vem obtendo um grande destaque nas últimas décadas, a contabilidade Gerencial, devido à sua importante atuação nas empresas, pois esta promove informações indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento empresarial.

1. Contabilidade Gerencial e suas funções
A Contabilidade Gerencial funciona como uma ferramentaque auxilia a administração da empresa no processo de redução de custos, aumento de lucratividade, planejamento estratégico. Também fornece informações úteis a investidores, órgãos governamentais, credores, dentre outros. O contador que exerce a função gerencial, deve ser altamente qualificado, para que apresente informações claras e objetivas, pois este será o responsável por importantes tomada dedecisões dentro da empresa. A Contabilidade Gerencial, num sentido mais profundo, está voltada para a Administração da Empresa procurando suprir as informações que se encaixem de uma maneira efetiva no modelo decisório do administrador
O ponto fundamental da Contabilidade Gerencial é o uso de informação contábil para a administração, pois os dados contidos em seus relatóriospropiciam fortes influências no planejamento estratégico empresarial, portanto todo tipo de empresa deve utilizar a Contabilidade Gerencial para direcionar seus negócios presentes e futuros e para que isso ocorra é necessário um sistema gerencial eficaz. O profissional contábil que exerce a função gerencial recebe o nome de Controller, e este não se prende totalmente aos princípios tradicionais aceitospelos contadores.
O controller precisa ser um profissional altamente qualificado, que definirá todo fluxo de informações da empresa, garantindo que as informações corretas cheguem aos interessados dentro de prazos adequados e que a alta administração somente receba informações úteis à tomada de decisões. A Contabilidade Gerencial utiliza-se de diversos campos do conhecimento, como aprópria contabilidade geral, de custos, como também a administração, planejamento estratégico, estrutura organizacional, microeconomia, entre outros.
O campo gerencial está passando por grandes inovações e oportunidades de crescimento, devido aos avanços tecnológicos e à necessidade de um profissional apto a competir diante da globalização.O desenvolvimento da função gerencial...
tracking img