Contabilidade gerencial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADO DO CONTESTADO – UnC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS







JULIA CRISTINA HARDT














CONTABILIDADE GERENCIAL























CANOINHAS
2011
JULIA CRISTINA HARDT























CONTABILIDADE GERENCIAL




Projeto apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Metodologia da Pesquisa, do curso de CiênciasContábeis, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC Campus Canoinhas, sob orientação da professora Denise Cardoso.




























CANOINHAS
2011


















































1. INTRODUÇÃO




1. APRESENTAÇÃO DO TEMA




A gestão passou a ser peça fundamental em todo tipo de negócio, e na contabilidade apresenta-se como ferramenta de sucesso para oavanço das empresas, utilizando-se de seu conhecimento técnico e teórico para direcionar a tomada de decisão no contexto empresarial.
Contadores, administradores e os responsáveis pela gestão das empresas vêm tendo dificuldades na sua área de atuação, na medida em que as informações fazem-se necessárias para tomada de decisões e o sucesso da gestão.
A contabilidade gerencial planeja,analisa e organiza os dados da empresa, de forma a interpretá-los e indicar as deliberações que contribuam para o sucesso do empreendimento.


2. PROBLEMA




Quais as contribuições da contabilidade gerencial para a contabilidade geral de uma empresa?



3. QUESTÕES NORTEADORAS




O que é a contabilidade gerencial?


Qual a diferença da contabilidade gerencial para acontabilidade geral?


Qual é o fator que motiva as empresas a aderirem a contabilidade gerencial?












4. JUSTIFICATIVA




O número de empresas que abrem e fecham em menos de um ano vem aumentando gradativamente a cada dia; a falta de conhecimento e a má gestão arruínam negócios.
O presente projeto visa mostrar a importância da contabilidade gerencial, que tem como papelprincipal orientar os gestores, analisar e interpretar os dados e mostrar a situação atual do estabelecimento e planejar ações futuras para o sucesso da companhia.
Deste modo tende incentivar administradores, contadores e gestores de forma geral a desenvolver e adotar informações que auxiliem a tomada de decisão, demonstrando relevância e o efeito da contabilidade gerencial e o quanto é valiosa asinformações verdadeiras.


5. OBJETIVOS




1. Objetivo Geral




Delinear as contribuições da contabilidade gerencial para a contabilidade geral da empresa.



2. Objetivos Específicos


• Conceituar contabilidade gerencial.
• Identificar os benefícios da utilização da contabilidade gerencial pelas empresas.
• Demonstrar as ferramentas gerenciais eficientes eeficazes para gestão empresarial.











2. REFERENCIAL TEORICO

Para facilitar o entendimento do que vem a ser Contabilidade Gerencial, faz-se necessário compreender primeiramente o que é contabilidade, seu conceito e objetivos, aplicação, e também a evolução desta ao longo do tempo.
Isto posto, é de suma importância a diferenciação entre os ramos da contabilidade, para que,caso hajam dúvidas na nomenclatura utilizada ou até mesmo de conceitos que possam estar confusos, sejam sanados nesse momento.
Após tal conceituação, é necessário também entender quais as diferenças existentes entre a Contabilidade Financeira – a mais utilizada entre os ramos da Contabilidade -, e a Contabilidade Gerencial – novo enfoque da Contabilidade (NEVES e VICENCONTI, 1998).
Após todadefinição do que vem a ser Contabilidade, é indispensável entender o conceito de micro e pequeno empresário em adotar a contabilidade gerencial em seu negócio, e, em contrapartida, quais são os reflexos desta não adoção.
Serão demonstradas também algumas das ferramentas gerenciais mais aptas para o desenvolvimento das técnicas que estão disponíveis no mercado para o gerenciamento dos...
tracking img