Maycon-projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

Os problemas ambientais envolvem inúmeras dimensões e necessita de abordagens amplas e interdisciplinares. No entanto, na maioria das vezes, as ações encontram-se reduzidas ao âmbito ecológico, sem considerar que a maior parte dos problemas ambientais é originada de práticas sociais (LAYRARGUES, 2004). A construção de uma consciência ambiental necessita da percepçãode que o meio ambiente inicia dentro de cada indivíduo, alcançando tudo que o cerca e suas relações com o universo (TRIGUEIRO, 2003). Dessa forma os trabalhos de educação ambiental carecem orientar a sociedade, para que os indivíduos se sintam parte integrante do meio ambiente em que vivem e,simultaneamente sintam-se responsáveis pela manutenção e conservação do mesmo, gerando ações eresponsabilidades que podem auxiliar a construir um ambiente melhor para viver bem e ter uma melhor qualidade de vida. Neste contexto, a identificação da escola como parte integrante do meio ambiente pode despertar nos estudantes a adoção de práticas e atitudes que em conjunto contribuem para a melhoria do ambiente escolar.
Dessa forma, este estudo teve como objetivo despertar os alunos do 1°ano doEnsino Fundamenta da Escola Estadual de Monte Azul-MG, a se sentirem partes integrantes e responsáveis pelo meio ambientes, estimulando-os ao cuidado e preservação do mesmo, através do plantio de árvores e práticas de educação ambiental, de forma que se tornem agentes modificadores e formadores de opiniões na sociedade em que está inserido

2-JUSTIFICATIVA

Nos dias atuais a EducaçãoAmbiental volta-se para a percepção ambiental e procura-se identificar as diferentes problemáticas ambientais existentes na comunidade e também enfatizar a importância da preservação ambiental para a qualidade de vida das pessoas.
Este projeto de pesquisa tem por finalidade apresentar uma reflexão sobre como ajudar a preservar o meio ambiente, incluindo casa, escola e comunidade. O plantiode árvores na área urbana sumamente importante na melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente no que diz respeito ao equilíbrio e conservação ambiental. Dessa forma, adotando os princípios da preservação ambiental é preciso adotar ações de proteção e de gerenciamento ambiental, abrangendo tanto o cuidado com as pessoas, quanto com a vegetação.
Este fato justifica-se, poisa atividade prática propicia a aplicação do conhecimento teórico, ou seja, através do plantio de árvores os alunos podem exercitar o cuidado com o meio ambiente. Na atividade de percepção ambiental procura-se identificar as diferentes problemáticas ambientais existentes na comunidade e também enfatizar a importância da vegetação para a qualidade de vida das pessoas, uma vez que, o plantio deárvores na área educacional é sumamente importante na melhoria da qualidade de vida das pessoas, especialmente dos alunos, criando-lhes a consciência no que diz respeito ao equilíbrio e conservação ambiental.

3-REFERENCIAL TEÓRICO

3.1-EDUCAÇÃO AMBIENTAL

As concepções ambientais evoluíram com a idéia de conservação dos ambientes pelo seu valor estético, passando à valorizaçãoda qualidade de vida relacionada com a saúde humana e, atualmente, encontra-se vinculada ao desenvolvimento sustentável (DÍAZ, 2002). Segundo Sachs (2004) ao acrescentar a dimensão de sustentabilidade ambiental e social, o desenvolvimento sustentável baseia-se em um imperativo ético de solidariedade com as gerações atuais e futuras.
A educação ambiental, muitas vezes, aindatransita sem objetivos e métodos de ação claramente definidos ou encontra-se reduzida a um conteúdo naturalista, quando deveria ser defendida como um processo de contínua aprendizagem para o exercício da cidadania (PEDRINI e De-PAULA, 2002). Assim, a educação ambiental, enquanto demanda e ação social, deve ampliar seus horizontes e iniciar uma nova etapa de trabalhos, de forma planejada e com...
tracking img