Linguistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
CURSO – LICENCIATURA EM LETRAS
DISCIPLINA – LINGUISTICA I DATA: 03/ 2012


EXERCÍCIO DE REVISÃO – II UNIDADE

QUESTÕES

1 – Discorra sobre a importância de Ferdinand Saussure para a Linguística Moderna.

Os estudos de Ferdinand Saussure foram essenciais para a linguística,conceitos como langue e parole, sintagma e paradigma e significante e significado concedeu a ele o titulo de pai da linguística moderna. Saussure defendeu que a linguagem é um fenômeno psicossocial composto de língua (é um sistema, nenhum falante pode mudar) e fala (é o uso).
Seus estudos diacrônicos e sincrônicos da língua serviram para dar um rumo diferente aos estudos linguísticos queanteriormente só se preocupavam em comparar as línguas ou então traze-las como uma ferramenta que se tornaria imutável. Os estudos diacrônicos e sincrônicos resolveram o problema, os estudiosos da língua enxergaram os dois rumos de estudo que se poderia fazer ao trabalhar com a língua.

2 – Saussure considera a língua como um sistema de signos formados pela “União do sentido e da imagem acústica”. Combase no exposto, explique a Teoria do signo linguístico e comente sobre os princípios da arbitrariedade e linearidade.

O signo linguístico não une um nome a uma coisa, mas um conceito a uma imagem acústica. Saussure nos mostra que o signo não é um conjunto de sons, cujo o significado são as coisas do mundo. O signo é a união de um conceito com uma imagem acústica, que não é o som material,físico, mas a impressão psíquica dos sons, perceptível quando pensamos numa palavra, mas não a falamos. O signo é uma entidade de duas faces, uma reclama a outra, à maneira do verso e do anverso de uma folha de papel. Percebem-se as duas faces, mas elas são inseparáveis. Ao conceito Saussure chama significado e à imagem acústica, significante. Não existe significante sem significado e nem significadosem significante, pois o significante sempre invoca um significado, enquanto o significado não existe fora dos sons que o veiculam.
Para Saussure existem duas características principais do signo linguístico: a arbitrariedade do signo e a linearidade do significante. Para ele o signo linguístico é arbitrário (não motivado), ou seja, não há nenhuma relação necessária entre o som e o sentido, não hánada no significante que lembre o significado, exemplo disso é a existência de diferentes línguas. Mas o próprio Ferdinand declara que neste conceito existem algumas contestações como é o caso das onomatopeias outra objeção são as exclamações, se aproximam das onomatopeias, mas são consideradas espontâneas da realidade variando de língua para língua. Para falar de linearidade do significantedevemos levar em consideração o que sabemos de arbitrariedade do signo. As palavras formam uma cadeia com uma ordem linear especifica, segundo Saussure, o significante, porque é de natureza auditiva, desenvolve – se no tempo, é uma linha, ou seja, o significante existe no espaço e na circunstancia e tem uma duração, começa e acaba. Esta linearidade caracteriza o signo linguístico na medida em que,enquanto acústico, o distingue dos signos visuais.

3 – Explique a dicotomia saussuriana básica língua X fala.

Para Saussure a língua é um dado social (coletiva) além de ser sistemática e a fala é um dado individual (particular), ou seja, assistemática. As pessoas são capazes de se comunicar porque apesar das diferentes falas elas usam a mesma língua. Para ele a língua é o objeto de estudo dalinguística e não a fala. Essa dicotomia é considerada a mais importante, pois um não se realiza sem o outro. A língua é um sistema de signos distintos correspondentes a ideais distintas, e por sua vez é um sistema homogêneo, é marcada por ser uma convenção da fala, onde os indivíduos se comunicam independentemente da linguagem internalizada. A fala é oposta a língua pelo fato de ser um ato...
tracking img