Linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, a escrita e e-mails que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de trocainformacional.
De acordo com Medeiros (2007), a consciência dos mais diversos usos da linguagem, bem como a capacidade para o desempenho oral e escrito, são fundamentais para estudantes e profissionais das mais diversas áreas. O uso inadequado de uma variante lingüística pode levar à frustração ouvintes, telespectadores e leitores de modo geral, visto que se espera dos destinadores da mensagem o usode uma linguagem que se adapta à situação e ao ambiente, aonde se espera criatividade bons argumentos e progressão das idéias expostas, isentos de clichês.
Segundo Chauí (1999), a Linguagem é a forma propriamente humana da comunicação, da relação com o mundo e com os outros, da vida social e política, do pensamento e das artes, ou seja, é o instrumento graças ao qual o homem modela: seupensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado.
A noção de Língua é um conceito prático introduzido bem antes que a lingüística se constituísse.
E, a Comunicação, no contexto deste trabalho, é tomada como a troca verbal entre um falante que produz um enunciado e outro falante que, num primeiro momento,recebe o enunciado.
Em termos bastante genéricos pode-se dizer que a Linguagem é a capacidade específica à espécie humana de se fazer entender por meio de um sistema de signos vocais ou língua, entendendo que língua é um sistema designado de comunicação lingüística.
Nesse sentido, este trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, aborda a temática comunicação oral e escrita.


1 LINGUA,LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO: USOS E FUNÇÕES

Linguagem e Língua são dois fenômenos a serviço da comunicação que aos poucos forma se delineando e assumindo as configurações que hoje possui nos estudos lingüísticos.
Inicialmente, foram razões religiosas que levaram os hindus a estudar sua língua, para que os textos sagrados não sofressem modificações no momento de ser proferido. No século IV a.C. osgramáticos hindus dedicaram-se a descrever sua língua, produzindo modelos de análise. Os gregos queriam definir uma relação entre a palavra e o seu significado. No século XVI, a religiosidade ativada pela Reforma provoca a tradução dos livros sagrados em numerosas línguas. Em 1660, a Grammaire Générale et Raisonnée de Port Royal, demonstra que os princípios de análise estabelecidos não se prendem a umalíngua particular, mas servem a toda e qualquer língua (SAUSSURE, 1999).
Segundo esse autor, o conhecimento de um número maior de línguas vai provocar, no século XIX, o florescimento das gramáticas comparadas e da Lingüística Histórica. O estudo comparado das línguas vai evidenciar o fato de que as línguas se transformam com o tempo, independentemente da vontade dos homens, seguindo uma necessidadeprópria da língua e manifestando-se de forma regular.
Ainda conforme o mesmo autor, já a Lingüística Histórica estuda a descoberta de semelhanças entre essas línguas e grande parte das línguas européias vai evidenciar que existe entre elas uma relação de parentesco. A Lingüística moderna, considera a prioridade do estudo da língua falada como um de seus princípios fundamentais. Antigamente, aLingüística não era autônoma, submetia-se às exigências de outros estudos. Hoje, a linguagem é o reconhecimento de que as línguas naturais, notadamente diversas, são manifestações de algo mais geral.
A linguagem é considerada "heteróclita e multifacetada", pois abrange vários domínios; é ao mesmo tempo física, fisiológica e psíquica; pertence ao domínio individual e social; "[...] não se deixa...
tracking img