Linguagem corporal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO


UNAERP




CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA



I ETAPA


Disciplina:


FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA



Títulos do trabalho:

Linguagem Corporal
Exercício Físico
Qualificação Profissional


Nomes dos autores (alunos): Isabel Santos, Hiago César, Caio Marrocos e João Pedro lima.
Códigos: 816237, , , 815610.RIBEIRÃO PRETO

Março/2013



Sumário
Linguagem corporal 2
A importância da linguagem corporal 3
Utilização da linguagem corporal 3
Gestos culturais 4
Gestos de suporte ou complemento 4
Leitura das reais intenções e sentimentos do orador 4
Expressões inatas 4
Movimento dos olhos 5
Principais movimentos oculares 5Linguagem corporal


A Linguagem Corporal é uma forma de comunicação não verbal. Abrangem principalmente gestos, postura, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor.
Contribuem para o estudo da Linguagem Corporal a Cinesiologia, ciência que analisa o movimento do corpo humano, a Paralinguagem, a PNL– Programação Neuro-Linguistica, a Neurociência, a Psicologia, a Proxêmica e a Oratória.
Os primeiros estudos científicos sobre linguagem corporal foram feitos por Charles Darwin e publicadas no livro “A expressão das emoções em homens e animais”. Darwin defendia que os mamíferos demonstravam suas emoções através de expressões faciais.
[pic]
A linguagem corporal foi uma das primeirasformas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas. A Linguagem corporal vem sendo utilizada a milhões de anos e está relacionada principalmente ao sistema límbico, a segunda estrutura mais primitiva do nosso cérebro.
O surgimento da linguagem verbal há mais de 40.000 anos e da escrita, há 4.000 anos só foram possíveis com o desenvolvimento de uma complexa estruturacerebral denominada de neocórtex.
Como seres humanos, podemos escolher palavras, criar imagens, fazer abstrações e mentir utilizando sobre tudo o neocórtex, porém o sistema límbico, responsável pelos sentimentos, envia impulsos elétricos ao corpo, gerando expressões e movimentos, muitas vezes sem nos darmos conta deles.
A linguagem corporal pode se manifestar estimulada também pela parte mais antigae primitiva do cérebro, o sistema reptiliano. Essa estrutura, localizada no talo cerebral, controla as funções corporais e regula nossas necessidades de sobrevivência: batimentos cardíacos, respiração, digestão e reprodução.



A importância da linguagem corporal

Os gestos e as expressões faciais falam muito mais do que as palavras. Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagemcorporal, em estudos de 1950 apurou que a mensagem na comunicação interpessoal é transferida na seguinte proporção:
7% - Verbal (somente palavras) 38% - Vocal (incluindo tom de voz, velocidade, ritmo, volume e entonação) 55% - Não verbal (incluindo gestos, expressões faciais, postura e demais informações expressas sem palavras)
O antropólogo, Ray Birdwhistel outro pioneiro no estudo dacomunicação não verbal descobriu que as palavras correspondem por menos de 35% das mensagens transmitidas numa conversa frente a frente. O restante em torno de 65% da comunicação é feito de maneira não verbal.
Todos nasceram sabendo identificar algumas expressões faciais, gestos e posturas e também ao longo da vida aprendemos várias outras.
Porém devido à linguagem corporal não fazer parte do sistemaeducacional tradicional e ainda hoje ser pouco estudada e difundida, uma grande variedade de gestos passam despercebidos.


Utilização da linguagem corporal
Código
A linguagem corporal pode ser utilizada como código por determinados grupos. Militares e policiais, por exemplo, possuem códigos de gestos para transmitirem informações como acelerar, agrupar, parar ou bater em retirada....
tracking img