LINGUAGEM CORPORAL

Páginas: 3 (617 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014
A LINGAGEM CORPORAL
A linguagem corporal foi uma das primeiras formas de comunicação humana e continua sendo uma das mais fortes e expressivas, e ela é uma forma de comunicação não-verbal, incluiprincipalmente gestos, posturas, expressões faciais, movimento dos olhos e proximidade entre locutor e interlocutor. A ciência que estuda a linguagem corporal é conhecida como KINÉSICA ou QUINÉSICA e oque ela faz é estudar o significado expressivo ou comunicativo dos gestos e movimentos corporais.
A linguagem corporal vem sendo estudada por muito tempo e, de acordo com a opinião deprofissionais em psicologia e sociologia, detecta diferentes sentimentos e expressões que não se comunicam com palavras, mais sim com o comportamento físico .
A importância da linguagem corporal : Os gestos eas expressões faciais falam mais do que palavras. Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, em estudos de 1950 apurou que a mensagem na comunicação interpessoal é transferidana seguinte proporção : 7% - verbal (somente palavras) 38% - vocal ( incluindo tom de voz, velocidade, ritmo, volume e entonação) 55% - não- verbal ( incluindo gestos, expressões faciais, postura edemais informações expressas sem palavras). O antropólogo Ray Birdwhistel outro pioneiro no estudo da comunicação não-verbal descobriu que as palavras correspondem por menos 35% das mensagenstransmitidas numa conversa frente a frente. O restante em torno de 65% da comunicação é feita de maneira não-verbal. A postura corporal que o nosso corpo adquire quando falamos com outra pessoa tem maissignificado do que podemos imaginar. Dentro da linguagem corporal falamos de posturas abertas ou fechadas. As primeiras são as posturas em que não há barreiras como os braços ou as pernas entre uminterlocutor e outros. Pelo outro lado, estão as posturas fechadas onde por exemplo se usam os braços cruzados para isolar ou proteger o corpo ( de forma inconsciente na maioria dos casos ) .
Considerações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagem corporal
  • linguagem corporal
  • Linguagem Corporal
  • linguagem corporal
  • linguagem corporal
  • Linguagem corporal
  • Linguagem corporal
  • Linguagem corporal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!